Depois da autorização para o pagamento do reajuste de 10,8% referente à data-base dos servidores públicos estaduais, a expectativa de representantes de entidades comerciais é por um aquecimento no comércio tocantinense, principalmente com a proximidade da data considerada a terceira mais importante do ponto de vista comercial, o Dia dos Namorados. Ao todo, mais de 41 mil servidores públicos foram beneficiados com o reajuste que visa a reposição de perdas inflacionárias entre outubro de 2012 e abril de 2014.

De acordo com o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Tocantins (Fecomércio-TO), Hugo de Carvalho, a injeção destes recursos na economia tocantinense fortalecerá o setor comercial às vésperas da maior competição do futebol mundial, a Copa do Mundo da Fifa, realizada a partir de 12 de junho. “Nesse momento, o comércio já se preparava para um aumento nas vendas e com essa notícia os empresários do setor irão se animar ainda mais. Os servidores poderão aumentar o seu poder de consumo, pois contarão com o reajuste para adquirir produtos e consumir serviços em nosso Estado. O governo do Estado optou por uma decisão bem acertada e o comércio, com certeza, sentirá os reflexos dessa melhoria”, completou.

Para Palmas, a estimativa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) era de um amento na casa dos 8% no volume de vendas em junho, comparando com o sexto mês de 2013. Com o reajuste da base salarial dos servidores públicos estaduais, que representa mais de R$ 17 milhões de aumento por mês, o panorama é que esta expectativa seja cumprida. “Palmas representa o maior número de servidores públicos e esta injeção de recursos impacta direta e positivamente. Estamos nos aproximando da terceira data mais importante para o comércio, que é o Dia dos Namorados e, com este dinheiro, certamente, nós conseguiremos cumprir a nossa expectativa”, frisou o presidente da entidade, Davi Gouveia.

Um pouco mais cauteloso, mas ainda assim animado com a perspectiva gerada pelo pagamento da data-base a partir do dia primeiro de junho, o presidente da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Tocantins (Faciet), Pedro Ferreira, frisou que o impacto causado pelo adicional financeiro será positivo. “O aumento que foi autorizado é muito bom. Toda a economia estadual considera válido o reajuste pois vai contribuir com o desenvolvimento do Estado”, disse.

Do ponto de vista econômico, as perspectivas com o reforço de R$ 204 milhões anuais para os servidores estaduais são positivas, de acordo com a presidente do Conselho Regional de Economia, Maria do Socorro Herculano Lima. “Como a gente precisa de renda para consumir e há um aumento na movimentação comercial neste período, este reajuste representa um crescimento na demanda de bens e serviços. Além disso, tem o lado da garantia do direito dos servidores que é um ponto extremamente positivo”, ponderou.

Data-Base

O governo do Estado publicou, no Diário Oficial desta segunda-feira, 26, medida provisória que concede reajuste de 10,808% a todos os servidores públicos efetivos do Estado (incluindo militares), aposentados e pensionistas. No total, são beneficiados com o reajuste, que já estará incluído nos salários na folha de maio (a ser paga em 1º de junho), 41.746 pessoas, das quais 38.438 estão na ativa.