O Acordo foi assinado pelo reitor da Unitins, Augusto Rezende, e pelo secretário de Segurança Pública, Cristiano Sampaio.
Foto: Nonato Silva/Ascom Unitins

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) firmaram um Acordo de Cooperação Técnica que prevê, entre outras ações, a oferta de cursos de formação continuada para os profissionais das forças de segurança pública que atuam no estado. O Acordo foi assinado na manhã desta quarta-feira, 28, pelo reitor da Unitins, Augusto Rezende, e pelo secretário de Segurança Pública, Cristiano Sampaio.

Com a expertise da Unitins na modalidade de ensino a distância, os cursos a serem ofertados pelo sistema EaD devem alcançar os profissionais de segurança pública em todo o Estado.

“Com essa parceria a gente cria um ambiente de formação continuada com capacidade de levar o conhecimento até a ponta [alcance em todo o Tocantins], atendendo a necessidade de formação das equipes das forças de segurança. Junta-se a expertise da Unitins com o EaD e a condição de certificação legal, além de toda a preparação didática e pedagógica para os cursos, com a experiência prática, tática e funcional que a Segurança Pública tem”, pontuou o reitor.

“O que a gente busca com esse acordo de cooperação é valorizar cada vez mais os servidores policiais, sejam eles da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros. A gente cria aqui uma oportunidade para que possamos trazer mais capacitação, mais formação, melhorando a qualidade do policial e, por consequência, melhorando o serviço público que é prestado”, explicou o secretário Cristiano Sampaio reforçando que a parceria contempla desde pequenos cursos até cursos de pós-graduação, mestrados e doutorados.

Além da oferta de cursos de formação aos agentes de segurança pública, a parceria interinstitucional inclui projetos de pesquisa institucionais, intercâmbio de alunos, servidores, professores e colaboradores, bem como a utilização de salas de aula, auditórios, estúdios de gravação, laboratórios e áreas de campo para experimentos em ações desenvolvidas pela Unitins e/ou pela SSP.

Parcerias interinstitucionais

O reitor da Unitins lembrou que a universidade recentemente firmou parcerias com outros órgãos, demonstrando que a instituição se consolida como um braço forte do Governo do Estado na área da Educação e com expertise e condições de contribuir em diferentes frentes para o desenvolvimento do Tocantins.

“Para a Gestão Estadual essas parcerias interinstitucionais, bem como as ações integradas têm um valor muito grande. Com as pastas articulando e trabalhando em conjunto, o Estado não precisa buscar ou contratar consultorias externas, mas valoriza as instituições do próprio Estado. E cabe ressaltar, também, que assim os projetos ganham com ações mais consistentes, já que as pastas têm como interesse comum e geral o desenvolvimento do Estado e do povo tocantinense”, completa Augusto Rezende.

Com a assinatura do Acordo, inicia-se agora a construção dos projetos dos primeiros cursos que serão disponibilizados aos policiais e bombeiros do Estado do Tocantins.

Além do reitor e do secretário de Segurança Pública, também acompanharam a assinatura do ACT a vice-reitora da Unitins, Darlene Castro; o secretário Executivo da SSP, Servilho Paiva; a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da Unitins, Kyldes Vicente; o superintendente de Segurança Integrada da SSP, Marcelo Falcão; o diretor da Escola Superior de Polícia, Ronie Esteves; a diretora de Pós-Graduação da Unitins, Leda Verônica Benevides Silva; a diretora de Ensino da universidade, Elizabeth Toledo, e a Juliana Moura Amaral Quintanilha.

Após a reunião, os representantes da SSP conheceram o estúdio de vídeo da Unitins, onde podem ser gravadas as viceoaulas, e o secretário e o reitor também concederam entrevista ao vivo na 96FM, emissora de rádio da universidade.