Notícias

Parque Cimba recebe o 1º Piquenique TEAmando em conscientização sobre o autismo

Com a participação de aproximadamente mil pessoas, o evento, apoiado pela Prefeitura de Araguaína, contou com a parceria de empresas e instituições públicas e privadas

O ponto alto foi uma caminhada até o morro central do parque, que culminou com a soltura de balões azuis e brancos
Foto: Marcos Filho/Secom Araguaína

Encerrando o mês de abril, dedicado à conscientização sobre o autismo, a Associação Mundo Autista de Araguaína, com o apoio da Prefeitura de Araguaína, realizou o 1º Piquenique TEAmando, na última quarta-feira, dia 30, no Parque Cimba. O evento contou com uma série de atividades que buscaram promover a inclusão e o respeito às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O ponto alto foi uma caminhada até o morro central do parque, que culminou com a soltura de balões azuis e brancos, simbolizando a união e a conscientização sobre a causa.

É com muito prazer e emoção que realizamos o encerramento do mês dedicado aos pacientes com TEA. Estamos promovendo essa integração com a Associação Mundo Autista, clínicas particulares e o município, por meio da Secretaria da Saúde, para que, em parceria com os pais e as crianças, possamos celebrar este momento tão especial”, ressaltou Ana Paula Abadia, secretária da Saúde, durante a caminhada.

Além do apoio da Prefeitura, o evento contou com a parceria de instituições como o Centro Especializado em Reabilitação do Hospital do Amor e a participação de diversas instituições de ensino públicas e privadas de Araguaína. Estiveram presentes representantes da Superintendência Regional de Educação de Araguaína (SRE), Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e Gerenciamento de Ensino Especial, Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal de Assistência Social, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação das Pessoas com Deficiência de Araguaína (ADA), Clínica Escola Mundo Autista (CEMA), além das Clínicas Calmare, Superkids, Eviva, Neuroacreditar, Amor em dose, Vacina Clean unidade Medrado, Integrar, Encanto, Casa Lúdica, Supera Araguaína e do escritório de advocacia Moreira Coelho.

A programação do evento

Durante a tarde, os participantes puderam usufruir de uma programação diversificada, que incluiu orientações jurídicas, apresentações culturais e um circuito sensorial recreativo, pensado especialmente para proporcionar uma experiência de inclusão. O evento recebeu cerca de mil pessoas ao longo do dia. A programação foi encerrada com a caminhada pelo parque e a soltura dos balões a gás, além de uma mesa com frutas, sucos e água, para garantir o bem-estar dos participantes.

De acordo com Charles Gouvea, presidente da Associação Mundo Autista, a soltura dos balões simbolizou inclusão e respeito. “Nós queremos que os nossos autistas voem, cresçam e apareçam, que eles saiam, se mostrem, mostrem suas ações, seus talentos, suas atitudes, suas artes e sua inteligência. Assim como qualquer cidadão tem o direito de se expressar, o autista também tem. É para isso que realizamos este evento, para conscientizar. Autismo é conhecer, compreender e respeitar", pontua.

"Eu vim para o Parque Cimba, brinquei na cama elástica, fiz a caminhada e comi o pão de queijo e o suco que a mamãe trouxe. Soltei um balão e achei legal, ele foi parar bem longe", disse a pequena Ana Luísa, portadora do TEA, de apenas sete anos de idade.

Mês de conscientização

O mês de abril foi marcado por diversas ações em Araguaína voltadas à conscientização sobre o autismo. No dia 2 de abril, a Prefeitura realizou o II Simpósio em Autismo, evento que reuniu famílias e profissionais da saúde, educação e assistência social. O simpósio teve como tema a importância do amor, respeito e inclusão do autista na sociedade, e abordou tópicos como a comunicação alternativa e a aplicação da Análise Comportamental Aplicada (ABA) no contexto escolar. A Clínica Escola Mundo Autista, responsável pela organização do evento, também apresentou os avanços em seus trabalhos e a criação de materiais didáticos voltados ao desenvolvimento de crianças com TEA.

Araguaína à frente

Desde a criação da Clínica Escola Mundo Autista, em 2016, Araguaína se consolidou como referência no atendimento especializado a pessoas com autismo. A unidade, que é a terceira do Brasil dedicada exclusivamente ao atendimento de pacientes no espectro autista, atende atualmente cerca de 600 crianças e adolescentes matriculados na Rede Municipal de Ensino. Com mais de 5.200 atendimentos mensais, a clínica oferece serviços gratuitos, incluindo terapias como musicoterapia, psicopedagogia, terapia ABA, além de consultas médicas, fonoaudiologia, fisioterapia e odontologia.

A Prefeitura de Araguaína também tem investido em uma rede de acolhimento nas escolas municipais, com 30 unidades de ensino sendo referência em Educação Especial. Nesses locais, os alunos com necessidades específicas, como os autistas, têm acesso a apoio especializado para acompanharem as aulas regulares e desenvolverem outras habilidades. Além disso, a Prefeitura também oferece o Centro Especializado em Reabilitação (CER), que atende o público com TEA e outras deficiências.