O Parque Estadual do Cantão (PEC), administrado pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), completa 17 anos de criação no próximo dia 14. As festividades para celebrar a data ocorrerão nos dias 11 e 12 de julho.

A programação do primeiro dia (11) é voltada para ações culturais, com palestras, exposições de artesanato, apresentação teatral, show regional e o tradicional parabéns.  O evento acontecerá na Praça Vanda Ribeiro, no município de Caseara.

No dia 12, as ações continuarão na sede do Parque Estadual do Cantão, com o 1º Trail Run do Cantão, entrega de equipamentos de apoio aos condutores ambientais, plantio de mudas e distribuição de brindes. Para as crianças, haverá pintura facial e oficina de massinha. Todas as atividades de comemoração de aniversário do Parque serão abertas ao público.

O presidente do Naturatins, Ricardo Fava, informa que a celebração é para sensibilizar a comunidade sobre a importância do PEC para o ecossistema e o turismo do Estado. “Nos empenhamos para preservar o parque e trabalhar em conjunto com a comunidade local. A gestão desenvolvida dentro do Cantão é considerada modelo por órgãos que atuam no setor e vamos melhorar cada vez mais as ações desenvolvidas no local”, disse.

Modelo de gestão

Além de ser um ponto de encontro entre os biomas Cerrado, Pantanal e Amazônia, o parque, localizado a 260 km de Palmas, é considerado exemplo de gestão. O reconhecimento é fruto da parceria entre o Governo do Estado e o Ministério do Meio Ambiente, por meio do programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa).

Das 95 Unidades apoiadas pelo Arpa, o parque está entre as sete UCs do país com os melhores resultados que implicaram no seu ingresso na fase III, que dará continuidade ao programa pelos próximos 25 anos.

PEC

O Parque Estadual do Cantão foi a primeira unidade de conservação de proteção integral criada no Tocantins, no dia 14 de julho de 1998, por meio da Lei Estadual 996. É uma das áreas protegidas mais importantes da Amazônia brasileira, devido a sua grande riqueza biológica.

Aberto oficialmente ao uso público em 2008, o Cantão tem grande potencial turístico, com destaque para as praias dos rios Araguaia e Coco, a pesca esportiva e suas trilhas ecológicas. Desde que autorizada pelo órgão, é possível ao visitante desenvolver atividades em harmonia com a natureza, como pesquisa científica, acampamento e recreação na temporada de praias e trilhas monitoradas.

O parque chega a proteger 325 espécies de aves, 299 espécies de peixes, a maior população do recém-descoberto boto no Araguaia: o Inia Araguaiensis; maior população de ariranhas, onças-pintadas, jacarés-açus, harpias, entre outros animais.

Programação

11/07

16 horas - Briefing da corrida;

18 horas - Feira com produtos e artesanatos do entorno;

19 horas - Abertura solene com convidados e autoridades;

19h20 - Apresentação com o grupo - Os Desbravadores;

19h40 - Formatura dos Condutores Ambientais e entrega de equipamentos - Pró Cantão;

20h20 – Palestra - Histórico do PEC - Instituto Araguaia;

20h50 - Apresentação teatral - O Cantão e seus 17 anos - professor da UFT, Marcial Azevedo;

21h20 - Lançamento da música do Cantão, do músico e compositor Almir Mesquita;

22 horas - Parabéns ao PEC;

22h10 - Show regional.

12/07

7 horas - Largada- Corredores do Cantão Infantil: CCtrekking, Cerrado Extreme, Scyfra Trzil Rumming e Equipe Gustavo Borges;

7h30 - Largada- Categoria Iniciante e Avançado; CCtrekking, Cerrado Extreme, Scyfra Trzil Running e Equipe Gustavo Borges;

8h30 - Chegada prevista e premiação;

8h45 - Café da manhã no PEC;

9 horas - Largada- Trilha de bicicleta;

10 horas - Chegada prevista e sorteio;

11 horas - Plantio de mudas nativas em área degradada no Porto dos Torrãozeiros;

11h20 - Distribuição de mudas nativas-PEC;

11h40 - Encerramento do evento.