Ação Policial

PC indicia usuário que tentou matar homem com golpe de foice na cabeça

Autor desferiu golpe de foice na cabeça da vítima, que só não morreu porque foi socorrida a tempo

Caso foi investigado e elucidado pela Polícia Civil do Tocantins
Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil do Tocantins, por intermédio da 38ª Delegacia de Polícia de Arapoema, concluiu as investigações sobre um crime grave ocorrido no município de Bandeirantes do Tocantins e indiciou um indivíduo de iniciais R.N.B.B., de 34 anos, pelo crime de tentativa de homicídio qualificado.

O delegado-chefe da 38ª DP e responsável pelo caso, Marco Aurélio Barbosa Lima, explica que o fato ocorreu no dia 25 de novembro de 2025, por volta das 12h, quando o investigado, armado com uma foice, aproximou-se por trás da vítima, G.B.M., de 57 anos, e desferiu um golpe na região da cabeça.

No momento do ataque, a vítima se preparava para subir em sua motocicleta, quando foi surpreendida pelo agressor, o que impossibilitou qualquer chance de defesa.Com a violência do golpe, o homem caiu ao solo e sofreu grave lesão craniana, com perda de massa encefálica. Após a agressão, o autor fugiu do local, levando o objeto utilizado no crime.

O investigado foi localizado e preso pouco tempo depois, sendo autuado em flagrante pela prática de tentativa de homicídio qualificado, em razão do recurso que dificultou a defesa da vítima e também pela qualificadora de traição, que é quando o crime é realizado em forma de emboscada.

A vítima foi socorrida e encaminhada ao Hospital Regional de Araguaína, onde recebeu atendimento médico. Apesar da gravidade dos ferimentos, conseguiu sobreviver. Após receber alta hospitalar, prestou depoimento no curso do inquérito policial.

Durante as investigações, apurou-se que o crime não teve motivação aparente, sendo constatado que o autor estaria em estado de alucinação provocado pelo uso de drogas.

Também foi verificado que o investigado possui histórico de extrema violência. Há alguns anos, ele atacou um policial militar com golpes de facão, causando lesões graves no braço da vítima, que resultaram em sua aposentadoria. Na ocasião, o homem também foi autuado em flagrante pela 38ª Delegacia de Polícia de Arapoema.

As investigações apontaram ainda que, recentemente, no município de Bandeirantes do Tocantins, o mesmo indivíduo teria agredido outra pessoa com uma paulada na cabeça, igualmente à traição, fato que segue sob apuração.

Conforme levantamentos da Polícia Civil, o investigado costuma agredir pessoas de forma aleatória quando está sob efeito de substâncias entorpecentes, demonstrando alta periculosidade e risco à convivência social.

Atualmente, R.N.B.B. encontra-se preso na Cadeia Pública de Colinas do Tocantins, à disposição do Poder Judiciário. Caso seja condenado, poderá cumprir pena de até 30 anos de reclusão, nos termos do artigo 121, §2º, c/c artigo 14, inciso II, do Código Penal.

O delegado Marco Aurélio destaca que a conclusão do inquérito é de extrema importância, por se tratar de um crime gravíssimo, em que a vítima só não foi a óbito devido ao rápido atendimento médico.

“Esse é mais um caso de violência extrema e banal, em que a Polícia Civil deu uma resposta rápida e eficaz, identificando e indiciando o autor para que responda na forma da lei. A PCTO permanece atenta e vigilante para que condutas como essa não fiquem impunes. Com a prisão do investigado, reforça-se a sensação de segurança na cidade de Bandeirantes”, ressaltou a autoridade policial.