A Polícia Civil do Tocantins realizou uma operação contra a criminalidade na manhã desta terça-feira (24), em Araguaína. A ação resultou na prisão de dois homens e apreensão de uma arma de fogo.
Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão expedidos no inquérito que investiga o homicídio de Pedro Henrique Silva Araújo, ex- líder de uma facção de renome nacional, que foi encontrado morto, com pernas e braços amarrados.
No cumprimento dos mandados, foram apreendidas uma arma de fogo, tipo revólver, e uma motocicleta de procedência ilícita. Segundo o diretor da DRACCO, delegado Evaldo Gomes, foram presos em flagrante B.N.C.L. e M.J.L. por porte ilegal de arma e por receptação. A arma, segundo o delegado, pode ter sido usada numa execução registrada em Araguaína.
A ação desencadeada nesta terça-feira será intensificada e, simultaneamente a ela, foi instalada uma força-tarefa para elucidar os recentes homicídios registrados na cidade. Desde a última sexta-feira, 20, foram registrados no município cinco homicídios. No mesmo período do ano passado, foram registrados oito homicídios, o que representa, segundo o diretor da DRACCO, uma redução de 40%.
As ações em Araguaína integram o planejamento estratégico da Secretaria da Segurança Pública, cuja meta estabelecida no Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (PESSE) é a redução do número de homicídios.