Educação

PCCR da Educação começa a tramitar na Aleto e Sintet comemora: "conquista histórica"

Para o Sintet, o encaminhamento representa uma conquista histórica, especialmente por ocorrer na data que celebra o Dia do Professor, e também, o aniversário de 37 anos de fundação do sindicato.

O projeto já tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Tocantins.
Foto: Divulgação

O Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da Educação foi oficialmente encaminhado pelo governador Laurez Moreira em cerimônia realizada no Palácio Araguaia, nesta quarta-feira, 15 de outubro – Dia do Professor. O projeto já tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Tocantins.

Para o Sintet, o encaminhamento representa uma conquista histórica, especialmente por ocorrer na data que celebra o Dia do Professor, e também, o aniversário de 37 anos de fundação do sindicato.

“São 37 anos de uma história marcada pela luta e resistência na defesa dos direitos dos profissionais da educação”, destacou o presidente José Roque Santiago.

Durante a cerimônia, o presidente do Sintet recebeu os cumprimentos do governador, do secretário de Educação Hércules Jackson e do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Amélio Cayres, pelo empenho e pela luta incansável em defesa da valorização da categoria.

“Pela luta incansável e compromisso à frente do Sintet, em tantos anos de defesa dos profissionais da educação, registro meu reconhecimento e respeito”, afirmou o deputado Amélio Cayres.

O parlamentar também reforçou o compromisso do Legislativo em agilizar a tramitação do projeto.

“A Assembleia dará celeridade a esse processo, faremos a tramitação de forma ágil e responsável, garantindo o debate necessário sobre o plano de carreira”, ressaltou Cayres.

O governador Laurez Moreira explicou que o governo se empenhou para encaminhar o projeto nesta data simbólica, reafirmando o compromisso com a valorização da educação e a garantia do efeito financeiro a partir de dezembro.

“O efeito financeiro em setembro não foi possível diante do déficit orçamentário deixado pela gestão anterior, mas o governo fará todo esforço para que os profissionais da educação sintam o impacto positivo ainda neste ano”, afirmou o governador.

História do Sintet

Até 1988, os trabalhadores em educação do Tocantins estavam organizados no Centro de Professores de Goiás (CPG). Com a criação do Estado do Tocantins, surgiu a necessidade de uma entidade própria de representação sindical. Assim nasceu o Sintet,  fundado durante o seu 1º Congresso Estadual, realizado nos dias 14, 15 e 16 de outubro de 1988, em Paraíso do Tocantins. Desde então, o Sintet atua sob a égide de um sindicalismo classista e cutista, comprometido com a liberdade e autonomia sindical, representando professores e funcionários da educação.