O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no Tocantins reforçou na noite desta quarta-feira, 2, a adesão à candidatura do senador Ataídes Oliveira (PROS) ao governo do Estado. O partido deliberou pela adesão na última segunda-feira, dia 30 de junho, após a sua convenção. Segundo a direção da sigla, o anúncio só foi feito só agora como uma estratégia política.

Com a aliança, a Coligação “Reage Tocantins” agora conta com seis partidos: PROS, PTN, PMN, PPL, PSDC e PCdoB.

No domingo, 29, o PCdoB havia decidido por 7 a 5 que apoiaria governador Sandoval Cardoso (SD), mas resolveu reunir novamente sua comissão política e se reposicionar nas eleições de 2014. No dia 30 de junho o anúncio foi divulgado pela assessoria do governador

O presidente regional do PCdoB, Luciano Arruda, foi claro em sua justificativa para aderir à Coligação. “Não vou com Kátia [senadora Kátia Abreu], nem vou com Marcelo [ex-governador Marcelo Miranda]. Gosto de caminhar do lado estreito, onde caminha a verdadeira oposição”, afirmou.

Luciano disse não ter dúvidas na eleição do senador Ataídes Oliveira ao governo do Estado.“Precisamos de líderes que tenham determinação e coragem. Hoje temos um nome que representa o novo. O PCdoB abraça, com muita felicidade, essa campanha. Estamos juntos até a vitória”, garantiu.

O senador e candidato a governador Ataídes Oliveira comemorou a ampliação da coligação.“Hoje é um dia de muita alegria, quando reforçamos a aliança com o PCdoB, construída ao longo deste ano”, disse.

De acordo com o senador, a sua missão como candidato ao governo do Estado é fazer uma ruptura no quadro político do Tocantins. “Estamos com essa missão de servir e não ser servido. Por isso estamos prontos para trabalhar pelo povo do Tocantins”, afirmou.

Menos um partido; antes eram 17

Os governistas já haviam inclusive anunciado que 17 partidos estavam apoiando a candidatura do governador Sandoval Cardoso. No entanto, antes mesmo do registro da candidatura, o grupo já sofreu a primeira baixa. Agora são 16 siglas.

Além do Solidariedade, integram também a coligação os partidos: PDT, PSDB, PTB, DEM, PPS, PSB, PP, PR, PSL, PRP, PEN, PRTB, PHS, PTC e PRB.