Governador Wanderlei Barbosa destacou a importância do Censo 2022 para a elaboração de políticas públicas
Foto: Divulgação

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta sexta-feira, 2, na cidade de Ponte Alta do Jalapão, no Tocantis, pela primeira vez em sua história, os dados das coordenadas geográficas dos endereços do Censo 2022. O evento de divulgação faz parte da agenda da Expedição IBGE Jalapão no Tocantins, que contou com uma extensa programação, e com a participação do governador do estado, Wanderlei Barbosa, além do apoio do Governo de Tocantins, da Prefeitura de Ponte Alta do Jalapão.

O presidente do IBGE, Marcio Pochmann, a diretora de pesquisas, Elizabeth Hypólito, a diretora de geociências, Ivone Lopes Batista, o gerente do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE), Eduardo Baptista, a gerente de Imageamento da Coordenação de Cartografia, Aline Lopes Coelho, e o Coordenador Operacional dos Censos, Wolney Menezes, representaram o Instituto no evento.

Estiveram também presentes o prefeito de Ponte Alta, Kleber Rodrigues de Sousa, o Secretário do Planejamento e Orçamento do Estado, Sergislei de Moura, e o Chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do Ministério de Planejamento e Orçamento, Anderson Quack, representando a ministra Simone Tebet, além de secretários, prefeitos, deputados. Além da participação presencial de mais de 200 pessoas, mais de 1.400 internautas acompanharam a divulgação pela transmissão ao vivo do Youtube e por meio do IBGE Digital.

Wanderlei Barbosa, governador do Tocantins, ressaltou no evento o papel do IBGE para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das políticas públicas brasileiras, e agradeceu ao presidente Marcio Pochmann pela escolha da cidade de Ponte Alta do Tocantins para sediar a divulgação.

“Sabemos que o IBGE poderia ter escolhido cidades como São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, mas escolheu nosso estado para fazer esta divulgação. Sabemos como isto é valioso para referenciar o que devemos realizar como governantes. Aqui não é apenas o Tocantins, é o Brasil que está sendo mostrado”, disse Barbosa.

O presidente do IBGE, Marcio Pochmann, destacou o simbolismo em realizar esta divulgação numa escola e celebrou o trabalho do Insituto.
"Em nome dos quase 11 mil servidores do IBGE e cerca de 180 mil recenseadores que foram de porta em porta de 90 milhões de domicílios que esse país possui, dou um abraço fraterno aqui na Escola Estadual Alcides Rufo, na cidade de Ponte Alta do Tocantins. Não existia local melhor para essa divulgação ser realizada. São poucos agentes públicos que entram na nossa casa e é justamente por isso que o IBGE faz um trabalho sério, financiado por recursos orçamentários pagos pelo contribuinte”, afirmou Pochmann.

Representando o Ministério do Planejamento e Orçamento, Anderson Quack também evidenciou a notabilidade do Censo para esta nova jornada no país. “O Brasil vive um novo momento, de união e reconstrução. Uma das premissas deste momento é o Censo. Ele é a janela para enxergarmos os caminhos que políticas públicas possam levar”, destacou Quack.

O Secretário do Planejamento e Orçamento do Tocantins, Sergislei Moura, demonstrou satisfação com os dados divulgados pelo Censo e fez agradecimentos pela escolha do IBGE em realizar o evento no seu estado.

“Fiquei muito impressionado com as coordenadas geográficas apresentadas. Os dados serão usados para o nosso trabalho aqui no estado do Tocantins. É com grande satisfação que vemos o Estado, o Jalapão, como foco do IBGE, que é o responsável pelos dados mais importantes sobre a população brasileira, seus hábitos e suas particularidades, além de ser o principal produtor de informações socioeconômicas confiáveis no país”, disse Moura.