Atletas de cinco estados, além do Tocantins, deram brilho à calorosa e inédita edição do Bombeiro de Aço, em Guaraí. A prova ocorreu nesta quinta e sexta-feiras, na Praça da Conciliação, centro da cidade e às margens da BR-153. Mesmo com o calor na casa dos 39 graus, os competidores mostraram a importância do bom preparo físico e mental ao fazerem o circuito com uma série de atividades, que simulam situação real de combate a incêndio urbano, resgate de vítima e salvamento em altura.
A realização foi por conta da 7ª Companhia Independente de Bombeiros Militar, em Guaraí, com apoio dos demais quartéis, fazendo história ao ser a primeira Unidade Operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, no interior, a executar o evento. As avaliações são as melhores, desde os atletas aos organizadores, diante dos desafios que a 12ª edição apresentou. Os estados da Bahia, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Pernambuco enviaram representantes.
“O Bombeiro de Aço tem grande tradição entre os Corpos de Bombeiros Militares do Brasil e é uma competição de grande valia, de grande importância, que coloca os competidores em máxima exigência dentro das nossas atividades de atendimento à população. E, consequentemente, realizando a prova, ele treina e dá exemplos de como se faz esses atos a serviço do cidadão”, pontuou o tenente-coronel Danúbio Kelly, comandante da 7ª CIBM.
“De fato, tudo foi superior às nossas expectativas na realização e gostaríamos muito de agradecer a todos que vieram, que participaram, que competiram e que nos apoiaram neste desafio”, completou Danúbio.
O comandante-geral do CBMTO, coronel Peterson Queiroz de Ornelas, também prestigiou o Bombeiro de Aço, se deslocando para Guaraí e, ao mesmo tempo, acompanhando as demais ações da corporação enquanto permaneceu na cidade. “Foi muito gratificante ver todos esses atletas de outros estados nos prestigiando, por mais que estejamos, assim como as demais federações, em período complicado por conta das queimadas. Este motivo nos fez reduzir os inscritos do nosso efetivo nesta edição e, assim, pudemos continuar a operação de combate aos incêndios florestais em todas as regiões do Tocantins”, afirmou o comandante-geral.
NOVIDADE
A novidade em Guaraí não ficou por conta apenas da 12ª Edição do Bombeiro de Aço, mas também pela realização, nos dois dias, das provas envolvendo mais de 150 crianças de escolas públicas e particulares. Todas tiveram a oportunidade de vivenciar desafios semelhantes em um circuito exclusivo montado para elas na Praça.
“As crianças ficaram extremamente empolgadas e houve mais inscritos do que imaginávamos que teria. Elas já iniciaram o primeiro dia querendo passar umas três vezes na pista, mais do que a nossa capacidade de atendê-las, mas foi muito gratificante. Foi importante ver que elas mesmas criaram consciência da atividade física, e ouvir isso nos mostra que atingimos o objetivo, que é abrir a mente das crianças para o esporte, para a atividade física, para a própria saúde, e, claro, tudo isso brincando e se divertindo”, frisou a tenente Léia Nazareth, organizara do Bombeirinho de Aço.
Entre os adultos e na parte que mais fez os atletas vibrarem estava o casal de bombeiros militares lotado no 9º Batalhão, em Varginha - MG: o cabo Venâncio e a esposa, a cabo Tatiane. Os dois percorreram mais de 1800 quilômetros para fazerem a prova pela primeira vez. “Eu queria vir ao Tocantins para conhecer a região e para competir mesmo, tentar ficar entre os melhores. E me surpreendeu a competição”, afirmou Venâncio. “Superou as minhas expectativas e até o que eu treinei também, eu me surpreendi com o que eu fiz aqui”, completou.
A competição no circuito com sete atividades diferentes era executada em duplas e em várias categorias por idade. Os bombeiros militares do Tocantins puderam concorrer em uma exclusiva entre eles e também nas provas com bombeiros de outros estados.
Resultado final
Categoria Geral Nacional Masculino - 1º Alcino Aureliano (GO), 2º Bruno Amorim (RJ), 3º Alan Serra (BA); Geral Nacional Feminino - 1ª Iara Maria (RJ), 2ª Mônica Barbosa (GO), 3ª Maria Lara;
Categoria Nacional Masculino Até 30 Anos - 1º Matheus Francisco Garcia (RN), 2º Thalles Felipe (RJ), 3º Rafael Umbuzeiro (TO); 31 a 40 Anos - 1º Gilmar Ferreira (TO), André Venâncio ( MG), 3º Luiz Otávio (TO); 41 a 50 anos - 1º Silvano Florentino Lopes (TO), 2º João de Deus (TO), 3º Elton Alves Lyra (GO); Acima de 51 Anos - 1º Marcos André da Silva Costa (RJ).
Categoria Geral Estadual Masculino - 1º Rafael Umbuzeiro (TO), 2º Matheus Barros Trindade (TO), 3º Silvano Florentino Lopes (TO); Geral Estadual Feminino - 1ª Ana Caroline Uchoa, 2ª Fernanda Cerqueira (TO).
Categoria Estadual Até 30 Anos Masculino - 1º Rodrigo Pugas (TO), 2º Lucas Pereira Cavalcante (TO), 3º Felipe Alves Caetano (TO); 31 a 40 Anos Masculino - 1º Gilmar Ferreira (TO), 2º Luiz Otávio (TO), 3º Amós Lima (TO). Estadual 41 a 50 Anos - 1º João de Deus (TO), 2º Cléber José Silva (TO), 3º Rogério de Souza (TO).
Nacional Feminino Até 30 Anos - 1ª Tamires Veloso (RJ); 31 a 41 Anos - 1ª Rafaela Conti (RJ), 2ª Thayene Cristina (RJ), 3ª Ano Caroline (TO).
Equipe Nacional - 1° Caçadores de Brackdrafft, 2° Jalapão Tocantins e 3º Titãs do Jalapão.
Equipe Estadual - 1° Cães de Fogo, 2º QCG Néh Só ADM Não e 3º Colinas de Aço.