Pesquisa realizada pelo Curso e Tecnologia Logística do Câmpus de Araguaína da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em parceria com o Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento indica que mais de metade da população de três cidades tocantinenses têm a intenção de comprar presentes por ocasião do Dia dos Pais. Em Araguaína e Gurupi a intenção de compra é de 63%, e em Palmas 52,8%.
O levantamento, coordenado pelo professor Delson Gomes, faz parte da série de estudos sobre a expectativa de consumo e o perfil dos consumidores com relação a datas comemorativas, que já apurou este ano dados em relação à Páscoa, ao Dia das Mães e ao Dia dos Namorados. O objetivo é oferecer aos empresários informações confiáveis para o planejamento de vendas.
Para o Dia dos Pais, os presentes mais procurados são peças de vestuário: 38% dos entrevistados no interior e 40% dos entrevistados na capital informaram ser esta a primeira opção de presente. Calçados, perfumes, celulares e relógios também aparecem nas primeiras posições da lista.
A maior parte dos entrevistados pretende comprar de um a dois presentes, pagando principalmente à vista, e cerca de 30% quer gastar no máximo R$ 100. Além disso, para os consumidores pesquisados, descontos, promoções e o atendimento são os principais fatores que influenciam a decisão na hora da compra. Os resultados da pesquisa na íntegra podem ser conferidos aqui.
Em cada cidade 400 pessoas responderam ao questionário com 16 perguntas fechadas entre os dias 30 de junho e 03 de julho. A margem de erro dos resultados é de 5% para mais ou para menos.
Próximas pesquisas - Até o fim deste ano ainda serão feitos estudos sobre a tendência de compras para o Dia das Crianças (12 de outubro) e o Natal (25 de dezembro), além de sondagens com os empresários sobre os resultados após a passagem das datas comemorativas.