Operação Catilinárias da PF e Controladoria Geral da União
Foto: Divulgação PF

A Polícia Federal (PF) cumpriu mandados de busca e apreensão no escritório no escritório do ex-prefeito de Araguaína e pré-candidato a governador Ronaldo Dimas (PL).  Além de Dimas, outros nove ex-prefeitos foram alvos da Operação conjunta da Polícia Federal e Controladoria Geral da União.

A “Operação Catilinárias” deflagrada pela PF e CGU nesta quinta-feira 19, foi autorizada pelo Juiz Federal Wilton Sobrinho da Silva. A ação apura suposto esquema de desvios de recursos do transporte escolar em nove municípios, incluindo Araguaína. 

De acordo com a PF, as supostas irregularidades foram identificadas durante fiscalização da CGU em 2017 realizada em Araguaína e Gurupi. O prejuízo estimado pela investigação chega a R$ 23 milhões, no período de 2013 a 2018.

O relatório cita que a PF fez buscas no escritório de Ronaldo Dimas no loteamento Santa Mônica e também na Secretaria Municipal de Educação (Semed), localizada na Av. Berneando Saião. Além disso, a PF também esteve em 11 endereços ligados pessoas de Araguaína citadas no Inquérito Policial.

Outros prefeitos

Fora Dimas, outros nove ex-prefeitos também foram alvos da PF. Sendo eles, José Pedro Sobrinho (Nova Olinda); Antônio Luiz Pereira Silveira (Goiatins); Francisco da Rocha Miranda (Araguatins).

Além de Lindomar Lisboa Madalena (Araguatins); Edenilson da Silva e Sousa (Filadélfia), Ivanilzo Gonçalves de Alencar - Mizô (Filadélfia); Claudivan da Silva Tavares (São Bento); Silvia Ferreira Chaves Machado (Xambioá) e Diva Ribeiro de Melo (Riachinho).

O que diz Dimas

Em nota, o ex-prefeito esclareceu que, pelas primeiras informações apuradas, “a decisão não aponta qualquer conduta ilegal do ex-prefeito Ronaldo Dimas.”

“Houve pedido de busca e apreensão de documentos em seu escritório. Os advogados estão acompanhando e colaborando com as autoridades.” Pontou.

A nota cita ainda que, conforme consta na decisão, a investigação se refere a suposta conduta irregular de servidores da Secretaria de Educação entre os anos 2013 e 2018. “Não há nenhuma outra medida cautelar, nem mesmo pedido, contra o ex-prefeito Ronaldo Dimas.”

Nota prefeitura de Araguaína

A prefeitura de Araguaína, por meio da Procuradoria, informou que o Município está colaborando com a operação da PF (Polícia Federal), realizada na manhã desta quinta-feira, 19.

Informou ainda que a Secretaria da Educação colocou à disposição da investigação todos os documentos solicitados para apurar suposta conduta irregular de servidores da secretaria nos anos 2013 a 2018.

“Enaltece ainda a PF está cumprindo mandado expedido pela Justiça Federal para levantar supostos indícios necessários para instruir inquérito e autos, que compõem as etapas da investigação.” Diz a nota.  A prefeitura de Gurupi informou em nota que não foi alvo da operação.

Nota Prefeitura de Xambioá

Já a Prefeitura Municipal de Xambioá se disse comprometida com uma gestão eficiente e transparente, em respeito à sociedade xambioaense. 

Esclareceu que a Operação da Polícia Federal ocorrida no dia de hoje no Município, apura supostos desvios de recursos públicos no âmbito do transporte escolar e, no caso especifico de Xambioá, o período objeto da investigação é de 2013 a 2016, ou seja, na gestão da ex-Prefeita do Município.

Esclarecemos, ainda, que os atuais gestores e demais servidores, no momento da operação, se colocaram à disposição da Autoridade Policial, contribuindo com a disponibilização de documentos e informações requisitadas.” Finalizou. Os demais citados ainda não se manifestaram e o espaço permanece em aberto para a versão deles.

Filadélfia

A Prefeitura Municipal de Filadélfia/TO, esclarece a todos que a operação que está sendo realizada neste Município pela Polícia Federal na data de hoje, visa desarticular um esquema de corrupção e fraudes em contratos do transporte escolar firmados entre os anos de 2013 a 2018, do Programa E Nacional de Apoio ao Transporte Escolar — À (PNATE). Esclarece ainda que, a atual gestão, se colocou à inteira disposição das autoridades, para que as investigações sigam de maneira eficaz e cristalina.

Goiatins

A prefeitura de Goiatins, na pessoa do seu Prefeito, tomou conhecimento da operação da Polícia Federal na manhã desta quinta-feira. Informamos que toda documentação solicitada está à disposição das autoridades, já que dizem respeito a mandatos pretéritos e manifestamos total colaboração. Por se tratar de operação cuja confidencialidade foi firmada pela Justiça, demais informações podem ser obtidas pelos órgãos competentes.

Riachinho

A Prefeitura Municipal de Riachinho/TO, em atenção à Operação da Polícia Federal ocorrida na manhã desta quinta-feira, 19 de maio de 2022, tem esclarecer à população, servidores e à comunidade em geral que os fatos investigados pelos agentes se ligam a contratos e licitações ocorridas no ano de 2017. Nesta data, o Secretário de Administração Municipal atendeu aos agentes da Polícia Federal, na busca de toda a documentação existente na sede do Poder Executivo, colaborando com a diligência e com as investigações.

Nova Olinda

A Prefeitura Municipal de Nova Olinda, em atenção e respeito à população, esclarece que: Está colaborando com a operação deflagrada pela Polícia Federal, fornecendo todas as informações e documentos necessários. A Operação investiga supostas irregularidades cometidas entre os anos de 2013 e 2018, portanto, teriam ocorrido durante a gestão anterior. Ressaltamos ainda o nosso compromisso com a idoneidade e legalidade de todos os processos no âmbito do Executivo Municipal.

São Bento

A Prefeitura Municipal de São Bento do Tocantins-TO, esclarece a todos e a todas que a operação que está sendo realizada neste Município pela Polícia Federal na data de hoje, visa desarticular um esquema de corrupção e fraudes em contratos do transporte escolar firmados entre os anos de 2013 e 2018, do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE). Esclarece ainda que, a atual gestão, se colocou à inteira disposição da Policia Federal para que pudesse realizar seu trabalho da maneira mais eficaz e cristalina possível.

Babaçulândia

A Prefeitura de Babaçulândia, através da Assessoria de Comunicação, esclarece a toda população que a Operação Catilinárias, deflagrada pela Polícia Federal não tem como alvo o Prefeito Franciel de Brito Gomes e tudo que foi solicitado pelos agentes foi devidamente entregue na Prefeitura Municipal e a gestão pública está colaborando com as autoridades.



A reportagem tenta contato com os demais citados.