PM-TO publica portaria de anulação do Concurso da PM

A Polícia Militar publicou uma portaria no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (9) anulando o concurso realizado em março de 2018 para oficiais e soldados. A anulação havia sido anunciada no mês de abril deste ano devido a fraudes identificadas, mas recursos do processo ainda tramitavam.

A PM informou que ainda aguarda a AOCP, empresa responsável pelo concurso, fornecer nomes e CPFs dos candidatos para devolver o dinheiro das inscrições.

De acordo com a PM, a AOCP se recusou a informar esses dados durante o processo. Ela chegou a ser notificada judicialmente para liberar as informações em três dias úteis, mas teria dito que só poderia fornecer os dados em 15 dias úteis contados a partir de 28 de agosto.

A Polícia Militar disse em nota que aguarda tão somente o encaminhamento das informações solicitadas, AOCP para alimentar o banco de dados e, assim, iniciar o processo de devolução das inscrições.

Informou ainda estão sendo procedidas as tratativas administrativas internas para a devolução dos valores referentes à taxa de inscrição aos candidatos, as quais serão estabelecidas em edital a ser divulgado no Diário Oficial do Estado do Tocantins. A PM ainda disponibilizará link no site da PM, com toda a informação pertinente para que o candidato possa efetuar seu ressarcimento.

Ainda não foi divulgada nenhuma previsão para a realização de novo concurso.

Relembre

O concurso da Polícia Militar do Tocantins de 2018 ofertou 40 vagas ao cargo de Oficial e 1.000 vagas ao cargo de Soldado. Ao todo, foram 86.523 candidatos inscritos e mais de 70 mil deles fizeram a avaliação escrita.

As provas do certame foram aplicadas em 11 de março de 2018 em 17 cidades do estado. No entanto, foi descorta de fraude após celular com gabaritos parciais das provas ser encontrado em Araguaína. Após uma investigação da Polícia Civil, 23 candidatos foram eliminados por suposta participação no esquema.