Notícias

PMs salvam bebê engasgado com leite materno na Romaria do Senhor do Bonfim

A situação foge do cotidiano profissional desses policiais, que demonstraram além de técnica, empatia com a criança atendida e os familiares em um momento tão delicado.

A vida de um bebê de nove meses foi salva graças à intervenção de dois policiais militares.
Foto: Divulgação

Um bebê de nove meses foi salvo por dois policiais militares na manhã desta segunda-feira, 15, na Romaria do Senhor do Bonfim, em Natividade. A criança teria se engasgado com o leite materno.

Os policiais militares que atenderam a ocorrência informaram que o bebê já estava desfalecido e com poucos sinais visíveis de vida, quando foram abordados pela mãe da criança aos prantos, pedindo que os policiais ajudassem sua filha.

Os militares, que realizavam patrulhamento no local, atenderam prontamente o pedido da mãe, pegaram a criança no colo e imediatamente começaram os procedimentos de salvamento, enquanto se dirigiam ao Posto de Saúde local, para que fosse feito por um profissional qualificado o procedimento de salvamento da criança.

No momento do incidente, o Postinho de Saúde da Romaria do Bonfim estava fechado e não havia profissionais que pudessem ajudar. Os policiais então continuaram realizando eles mesmos as manobras recomendadas para casos de engasgamento.

Os militares relataram a situação como desesperadora, a mãe da criança e os familiares choravam pedindo aos policiais que socorressem sua filha. Com a intervenção dos militares, o bebê restabeleceu as funções normais de vida. As pessoas que acompanhavam a situação no local aplaudiram os policiais, ao perceberem que tudo tinha acabado bem e o bebê estava salvo.

O Corpo de Bombeiros Militar, que já havia sido acionado anteriormente, chegou ao local e encaminhou a criança para o Hospital de Natividade, a fim de receber atendimento especializado do médico plantonista.

O Comandante-Geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel PM Julio Manoel da Silva Neto, comentou o episódio e elogiou a atuação dos policiais militares. “A Polícia Militar do Tocantins está sempre presente para garantir a segurança e auxiliar a população de nosso Estado, nossos profissionais tem prestado um serviço de excelência ao cidadão, com respeito e dignidade. Temos orgulho de nossa tropa, que além de combater a criminalidade, também tem a sensibilidade de agir em situações tão difíceis como esta, salvando a vida de uma criança, parabéns aos policiais envolvidos, se tornaram heróis desta criança e da família que buscou auxílio nestes homens de farda, pois sabia que seria bem atendida”.