O Poeta e Administrador Leonardo Luiz Ludovico Póvoa, lançará as novas edições da coletânea TOCANTINS E SUAS BELEZAS NATURAIS.
Foto: Divulgação

Dando continuidade ao seu projeto iniciado pelo livro Palmas e as Corujas, agora no dia 05 de Novembro de 2021, as 20:00h, o Poeta e Administrador Leonardo Luiz Ludovico Póvoa, lançará, via on-line, o TOCANTINS E SUAS BELEZAS NATURAIS, projeto que dá continuidade à sua saga literária, com mais 4 livros:  Arara Canindé, Tatu-Peba, Pé de Caju e Meu Pé de Pequi. Essas novas edições da coletânea Tocantins e Suas Belezas Naturais, terão como metodologia,  fundamentação e finalidade a educação básica das crianças e intergeracionalidade das nossas gerações.  

Todas as obras estarão nas plataformas digitais, gratuitamente, e no formato livros físicos, estes que serão doados para as escolas de ensino básico de cada cidade dos 139 municípios do Estado do Tocantins, bem como para as crianças de famílias de baixa renda. As obras têm como uma das principais missões a interatividade do livro físico com o digital e o mundo real.

Navegar entre esses três pilares do físico, digital e o mundo real, que é feito através do tocar, folhear e sentir as páginas do livro físico e no livro digital em baixar, visualizar e ler no seu celular ou  computador, além da animação dos livros em formatos de vídeos com declamações dos poemas, complementados no formato de vídeos clipes musicais de cada livro. É assim, que o poeta sente ser a melhor forma dessa interação para a contemplação da vida real, quer seja, nas ruas ou praças de Palmas e em todo Estado do Tocantins, por mais simples e longínquo que seja o lugar.

Essa interatividade da tecnologia com a natureza desperta nas pessoas o valor e a beleza das árvores, das aves, dos animais, do sabor contido no prato de comida, na contemplação do céu, no sabor do caju e do pequi. Após a leitura dessas obras a visão dos leitores mudará o conceito sobre a natureza e por onde passar, poderá viver a experiencia de cada beleza natural que cada livro conta, pois nosso cerrado do Tocantins está repleto desses encantos naturais que por muitas vezes passa despercebido no dia a dia de cada um. 

Cada livro, tem em seu conteúdo um detalhamento da beleza natural deste nosso belo bioma cerrado. Os poemas procuram explicar as peculiaridades de cada espécie e suas características. Um exemplo é a estrofe no poema do livro Meu Pé de Pequi : “ NATIVO DO CERRADO/COM GALHOS GROSSOS E CINZENTO/O MEU PÉ DE PEQUI É TORTO/PARECE QUE FOI FEITO COM O VENTO ”, e, também, na estrofe do poema Arara Canindé : QUANDO FILHOTE MORO BEM ALTO/ NAS OCAS DAS PALMEIRAS E DO BABAÇU/FICO LÁ ATÉ CRESCER E PODER VOAR/ NESSE IMENSO SEU AZUL. E, assim, segue em cada estrofe, cada poema, em cada declamação e cada canção trazendo as características peculiares do nosso cerrado Tocantinense.

As músicas foram compostas pelos artistas regionais Dorivã – Passarim do Jalapão, Genésio Tocantins e Lucimar e as declamações das poesias pela colaboradora Stela Araújo Póvoa. Vale ressaltar que essas músicas são as primeiras no Tocantins a serem registradas como NFT. NFT é uma sigla que, em português, significa tokens não fungíveis. Eles são ativos digitais únicos para produto digital que tenham um certificado de propriedade e possam ser considerados exclusivos.

Esse projeto foi contemplado pelo Prêmio Aldir Blanc Tocantins do Governo do Estado do Tocantins, com o apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura.