Futebol americano é uma das modalidades em ascensão na região Norte
Foto: Ilustrativa

A globalização abriu caminho para uma expansão enorme no ramo dos esportes. Se até a década de 1990 era difícil para a população ter acesso a modalidades alternativas e sem tradição no Brasil, o cenário mudou completamente com a popularização em massa da internet e a intensificação de outros meios de comunicação.

Algumas modalidades esportivas evoluíram mais do que outras nos últimos 20 anos. O futebol americano, por exemplo, passou a ganhar força no Brasil com o crescimento da NFL por aqui, o que levou a criação de vários times amadores.

Já o poker evoluiu abruptamente a ponto do país se tornar uma das maiores potências da modalidade a nível global, enquanto no MMA há dezenas de brasileiros que competem nos octógonos mais importantes do planeta.

O Norte não está de fora desse cenário. Esportes como futebol americano, poker e MMA estão em plena ascensão na região.

Futebol americano

Intensidade física e estratégia do futebol americano cativaram o Brasil.

Poucas modalidades crescem tanto quanto o futebol americano no Brasil. Nos últimos 10 anos, o número de praticantes mais do que duplicou e a expectativa para o futuro é que o cenário melhore ainda mais.

No Norte, esse esporte também está presente, principalmente nos Estados do Amazonas e do Pará. Neste ano, a Liga Brasil Futebol Americano, abreviada pela sigla BFA, passou a contar com uma divisão inteiramente designada para os times da região.

A competição foi organizada pela Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) e na atual temporada a Liga BFA Norte conta com times do Amazonas, Maranhão e Pará divididos em duas divisões.

Inicialmente, 10 equipes iriam participar do campeonato deste ano, mas o Amazon Black Hawks, Manaus North Lions e Manaus Raptors não puderam entrar. Dessa maneira, as divisões foram compostas por Manaus Cavaliers, Manaus Broncos, Vingadores FA, Remo Lions, Belém Titans, Paysandu Lobos e Tupinambás FA.

Como houve a desistência de três equipes de Manaus, a Divisão Amazonas é composta pelos times Manaus Cavaliers e Manaus Broncos. Ambos vão disputar uma melhor de cinco jogos para decidir o campeão desse lado.

A Liga BFA Norte começou no dia 21 de julho e termina no dia 9 de novembro, enquanto os playoffs ainda não contam com data exata para começar.

O campeão do Norte não garante vaga na segunda divisão do futebol americano nacional, visto que atualmente ela é disputada de forma totalmente independente. No entanto, a fomentação do esporte na região tem sido considerável e a presença de uma liga chancelada pela CBFA ajuda no crescimento da modalidade nos Estados nortistas.

MMA

José Aldo é o grande representante do Norte no MMA. (Foto: Andrius Petrucenia)

Sigla de “Mixed Martial Arts”, o MMA, que no Brasil também é conhecido como artes marciais mistas, segue em plena ascensão no Norte do país com atletas de muito destaque.

Em fevereiro do ano passado, a região Norte recebeu pela primeira vez na história um evento do UFC. Na ocasião, Belém foi casa do UFC Fight Night 125, que contou com a luta principal entre o brasileiro Lyoto Machida diante do estadunidense Eryk Anders.

Disputado na Arena Guilherme Paraense, o Mangueirinho, a edição teve a participação de vários brasileiros e fez história no MMA nortista.

O Norte conta com grandes lutadores no UFC, categoria de MMA mais importante do mundo. O principal deles é, sem dúvida nenhuma, José Aldo. De Manaus, o brasileiro já conquistou o cinturão e possui uma carreira extremamente vitoriosa.

Aldo não vive os seus melhores dias, mas ainda é um lutador relativamente jovem (33 anos) e já provou que não lhe falta qualidade para figurar novamente entre os melhores lutadores do planeta.

Aos 31 anos, Deiveson Figueiredo é outro atleta do Norte que empolga. Competindo pelo peso-mosca, o lutador de Soure (Pará) tem 17 lutas na carreira e apenas uma derrota.

Deivseon fez a sua estreia no UFC em 2017, quando derrotou o mexicano Marco Beltran em um combate realizada no Rio de Janeiro. Ele já acumula seis confrontos na categoria e tem apenas uma derrota, quando sofreu o revés diante do compatriota Jussier Formiga.

De acordo com ranking oficial do UFC, Deiveson está em terceiro na perseguição pelo cinturão do peso-mosca, atrás apenas de Jussier Formiga, Joseph Benavidez e o campeão Henry Cejudo.

O exemplo de Deiveson e Aldo mostram que o Norte tem representantes em altíssimo nível. Além deles, vale citar a realização de outros eventos de MMA em Estados da região, como o MMA Salvaterra Marajó Fight (Pará) e o Coari Champions (Amazonas).

Também vale ressaltar que o Jungle Fight já teve etapas no Norte com direito a importante participação de um lutador araguainense.

Poker

Ângelo Neto, do Amazonas, já tem dois títulos nacionais de grande expressão

Esporte da mente que mais cresce no mundo, o poker conta com aproximadamente 10 milhões de praticantes no Brasil e uma respeitável parcela desse total está no Norte do país.

É fato que o poker do Norte ainda não se encontra na elite da modalidade a nível nacional, porém, o esporte das cartas não para de se expandir na região com cada vez mais competidores de qualidade e diversos novos torneios sendo criados.

Um bom jeito de medir a força do poker nortista é através do Campeonato Brasileiro de Poker por Equipes (CBPE). Realizado desde 2013, a competição existe para fomentar a disputa sadia entre os principais Estados na modalidade.

Em sete edições já realizadas, o Norte foi campeão duas vezes com o Amazonas e Rondônia/Acre. A vitória de ambos foi uma comprovação de que essa região tem muita qualidade nas cartas.

Ângelo Neto, que já foi campeão de uma etapa do Campeonato Brasileiro, atesta a qualidade do poker disputado no Norte. “Para nós, nunca foi surpresa que o poker nosso (de Amazonas) é de primeira linha. A gente já foi campeão nacional por equipes, então eu sei da capacidade das pessoas”, disse o competidor sobre o título de Amazonas no CBPE de 2014.

Além da presença de grandes competidores que naturalmente aumentam o nível do poker praticado na região, outro motivo que impulsiona a modalidade no Norte é a possibilidade de jogar pela internet.

Essa tendência só deve aumentar no futuro com sites estrangeiros que estão disponíveis no país, como é o caso do 888 Poker Brasil que é famoso no mundo todo e tem uma ótima base de jogadores do Norte.

Um exemplo de grande competidor do Norte nas mesas do poker online é Warley Bruno. Oriundo de Palmas, Bruno terminou ano passado na 158ª posição mundial e atualmente se encontra entre os 35 melhores atletas do Brasil no ranking digital.

Modalidades alternativas que motivam outras a crescerem

Enquanto o futebol americano segue no caminho certo para alçar voos maiores no futuro, tanto o MMA quanto o poker mostram que os competidores nortistas especializados em esportes individuais estão coletando grandes frutos e fazem parte de uma onda de bons resultados que enche a região de otimismo.

Tudo isso mostra que o Norte também possui espaço para modalidades alternativas e no decorrer dos próximos anos a região deve revelar diversos novos atletas de qualidade para o mundo esportivo.