Fernando Almeida
A Polícia Civil descobriu na madrugada desta sexta-feira, 23, um túnel na cela 114 do Pavilhão C, no presídio Barra da Grota, em Araguaína (TO). De acordo com a direção da unidade penal, faltavam apenas cinco metros para a escavação sair da área de segurança do presídio e a fuga poderia ser considerada de larga escala.
Ao AN, Jean Carlos Gomes Ferreira, diretor do presídio e Policial Civil, explicou que o túnel “foi localizado graças a movimentação atípica, que chamou a atenção da PC”. Segundo ele, o túnel já tinha 12,5 metros de cumprimento e faltavam apenas cinco para sair da área de segurança da unidade. Já a boca do túnel tem diâmetro aproximado de 40x40 cm.
Ainda segundo o diretor da unidade, os dois presos que estavam na cela onde o túnel foi escavado prestaram depoimento na delegacia ainda pela manhã. Rômulo Ferreira de Sousa, 31 anos, e Dieemerson de Sousa Barbosa, 22 anos ambos preso por furto. De acordo a direção da unidade, Rômulo é reincidente por participar de outra escavação em junho.
Nesta sexta-feira (23) a Polícia Civil encontrou e apreendeu ferramentas utilizadas nas escavações. São objetos como ferro “cortantes e de pontas”, retirados das portas do presidio, segundo Jean.
Ao AN, o diretor da unidade prisional afirmou que ao evitar a fuga, a Polícia Civil cumpriu o dever constitucional por agir rápido e com inteligência. Ao ser questionado sobre quantos presos poderiam fugir, ele afirmou que não seria possível prever, mas argumentou que “seria uma fuga em larga escala”.
Cerca de 130 internos ficam no pavilhão C. A reportagem procurou a empresa Umanizzare, responsável pela administração do presídio Barra da Grota, mas até o fechamento da matéria não havia retornado.
Fotos cedidas ao Araguaína Notícias |
Leia+
Polícia encontra túnel no presídio Barra da Grota; 11 detentos são suspeitos de fazer as escavações