Ramila Macedo

A Solenidade realizada na noite de ontem, 03, no pátio do 2º Batalhão de Polícia Militar de Araguaína marcou a apresentação dos novos soldados da PM a sociedade araguainense. O 2º BPM formou 77 policiais, sendo 74 homens e 3 mulheres, no Curso de Formação de Soldados.

Os soldados passaram cinco meses se preparando para a atividade policial, com aulas práticas e teóricas de tiro, abordagem, uso seletivo da força e direitos humanos, entre outras disciplinas.  Além do estágio supervisionado, em que viram na prática as atividades de um Policial Militar.

A cerimônia contou com a presença de várias autoridades militares e civis, dentre elas o Comandante Geral da Polícia Militar coronel Luis Cláudio Benício no ato representando o Governador do Tocantins, Sandoval Cardoso. Além de familiares e amigos dos soldados.

Em entrevista, o Comandante Geral admitiu que o número de policiais no estado ainda é pequeno, mas a ordem é que com os novos policiais possam atender as prioridades. “Caso haja algum destacamento desativado, vamos reabrir. E priorizamos os municípios maiores, dentro do seu volume populacional” destacou.

Já o Comandante do 2º BPM, Major Silva Neto, afirmou que vê a chegada dos novos soldados de forma positiva. “Eles vêm a somar com os já efetivos que temos no 2º BPM. E com isso fazer um trabalho mais intensivo e levando o policial à rua, não só na viatura, mas também pra ter aquele contato com a comunidade.”

A cerimônia teve dois momentos, o primeiro no pátio do 2º BPM onde os novos soldados fizeram uma simulação da ação policial num protesto. E no segundo, um baile no atersal do Parque de Expoções de Araguaína, com um  jantar.