Notícias

Ponte de Estreito: Ministro dos Transportes divulga projeto da nova estrutura entre TO e MA

Dispensa de licitação de quase R$ 172 milhões prevê que a obra seja finalizada no fim deste ano.

Maquete virtual da nova ponte de Estreito no Maranhão
Foto: Reprodução

O Ministro dos Transportes, Renan Filho, divulgou as primeiras imagens da nova ponte que substituirá a estrutura que colapsou em dezembro do ano passado, entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA). A obra, orçada em quase R$ 172 milhões (com dispensa de licitação), deve ser concluída até 22 de dezembro de 2025, segundo o ministro. 

O projeto

 

A nova ponte terá 630 metros de extensão – 100 metros a mais que a antiga – e contará com um vão livre de 150 metros, destinado a melhorar a navegabilidade no Rio Tocantins. A largura também será ampliada para 19 metros (ante 12 metros da estrutura anterior), distribuídos em:

  • Duas faixas de rolamento (3,60 m cada);

  • Dois acostamentos (3 m cada);

  • Barreiras de proteção tipo New Jersey (40 cm cada);

  • Passeios para pedestres (2,3 m cada) com guarda-corpos.

O desenho final utiliza tecnologia de renderização 6D e foi desenvolvido pela RM Tech Engenharia, empresa responsável pelo projeto. “Trabalhamos com excelência para entregar os melhores produtos e técnicas que melhoram a visualização e construção”, destacou a empresa em suas redes sociais.

Em seu perfil no Instagram, o ministro Renan Filho reforçou o compromisso de entregar a obra ainda esse ano. 

“Depois do colapso da antiga estrutura, nossa prioridade sempre foi garantir uma solução definitiva para a região. A nova ponte será mais segura, moderna e estruturada para suportar o tráfego com eficiência. O trabalho já começou e seguiremos firmes até a entrega dessa obra ainda esse ano”.

Projeto da nova ponte de Estreito

 

 

Remoção dos restos da antiga ponte


A antiga ponte desabou em 22 de dezembro de 2024, deixando 14 mortos, três desaparecidos e um sobrevivente. Desde então, equipes do DNIT trabalham na remoção de 14 mil toneladas de entulho – metade já foi retirada.

O concreto está sendo reutilizado para construir acessos provisórios, enquanto sondagens do solo e projetos complementares são finalizados. A previsão é que a limpeza total do local seja concluída até a primeira quinzena de março.

Travessia por balsa

Enquanto a nova ponte não é entregue, o DNIT contratou uma nova empresa para fazer a travessia com uso de 5 balsas: serão três para caminhões de carga e duas para veículos menores e pedestres