A UTIN possui infraestrutura moderna e conta com uma equipe especializada no atendimento ao recém-nascido

Quando um bebê nasce prematuro, com menos de 37 semanas de gestação, os cuidados com sua saúde devem ser redobrados. Para esses casos, o Hospital Dom Orione, situado em Araguaína/TO, conta com a Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTIN). O setor é fundamental para aumentar as chances de sobrevida da criança.

A UTIN do Hospital Dom Orione conta com 20 leitos, sendo 18 destinados a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Por ano, são admitidos em média 800 bebês no setor. Destes, cerca de 70% (560) são internados em função da prematuridade.

O coordenador da UTI Neonatal, pediatra e neonatologista, Moisés da Cunha Filho, conta que o parto prematuro pode gerar complicações para o bebê. "Dificuldades respiratórias, hemorragias, infecções, entre outros fatores. Por isso a importância do tratamento intensivo para reverter o quadro clínico", explicou.

Dr. Moisés explica ainda que a UTIN possui infraestrutura moderna e conta com uma equipe multiprofissional especializada no atendimento ao recém-nascido de alto risco.