Gabinete do Prefeito de Araguaína.

A prefeitura contratou o Instituto Saúde e Cidadania – ISAC por R$ 2 milhões para gerenciar ações de enfrentamento ao coronavírus em Araguaína. O termo de colaboração foi publicado no Diário Oficial da segunda-feira (6), assinado pela secretária municipal de saúde Ana Paula Santos. 

O contrato sem licitação tem validade de 180 dias (seis meses), e apesar da publicação nesta semana, possui data retroativa a 18 de março.

Conforme o termo, o objetivo é para a OS fazer o gerenciamento, a operacionalização e execução de atividades e serviços a serem desenvolvidos no cumprimento do plano emergencial de combate à Covid-19 no município.

A contratação foi publicada no momento em que Araguaína registrou o sexto caso da Covid-19. Neste momento, o município investiga 146 casos suspeitos  e outros 194 já foram descartados.

Para conter o avanço da doença, a prefeitura baixou decreto tornando obrigatório o uso de máscaras no comércio e em locais públicos de Araguaína, sob pena de multa de até R$ 100.

O Instituo ISAC é responsável pela gestão da saúde na UPA do Araguaína Sul, no Hospital Municipal de Araguaína (HMA), UTI Pediátrica e Ambulatório. Chegou em Araguaína há dois anos, em abril de 2018, ao ser contratado de forma emergencial pela prefeitura.