Fernando Almeida
O prefeito de Araguaína Ronaldo Dimas lançou na manhã desta quarta-feira, 01, a primeira etapa da construção da Via Lago, com 1,56km de extensão. Para a execução da obra foi necessário suprimir uma APP (Área de Preservação Permanente), às margens do Córrego Neblina.
O projeto Via Lago é orçado em R$ 11,8 milhões, a terraplanagem custa 5 milhões e deve ser concluída no prazo de 60 dias. A obra foi solicitada pelo ex-senador João Ribeiro, falecido em dezembro de 2013. E os recursos são do Governo Federal com a contrapartida do município.
Beneficios
Ao Araguaína Notícias Ronaldo Dimas explicou que o aterro vai ficar numa altura de 1,5m acima do nível do lago. Dimas também destacou a importância da obra. “Vai propiciar um lazer diferenciado para toda a população, um ar diferente para a nossa cidade. Uma vista para o Lago (Azul), uma ponte bonita e além de facilitar acesso ao aeroporto, ao Nova Araguaína, Parque do Lago e Cidade Nova.”
Questões ambientais
Além da APP que foi destruída, há outra implicação ambiental. Pois a obra vai agregar valor às ‘mansões’ do Lago, onde muitas não respeitam à Lei Ambiental e ocupavam as margens do Lago Azul, até o espelho d’agua. Sobre a APP, Dimas explicou. “Aqui a gente está suprimindo áreas de preservações permanentes, que na verdade já era quase inexistente. Então isso é previsto na Legislação. É uma situação atípica,” argumentou.
Em relação às irregularidades das mansões do Lago, Dimas ponderou. “A gente não tem como adentar a uma questão que foi ocupada antes da Legislação Ambiental. Então os proprietários às margens do lago têm que se adequar,” e acrescentou que os “órgãos responsáveis vão cuidar disso. Ou serviço será conclusão da canalização do Córrego Neblina até o Rio Lontra.
Construtora e licitação
A empresa responsável pela primeira etapa do projeto é a Emcam Engenharia Ltda. Esta foi contratada por meio de concorrência pública nº 009/2014. Participaram da licitação a Encop Engenharia e Construções Ltda, MVL Construções Ltda, Conap – Construção e Pavimentação, SCCV Engenharia Ltda, Saudincorp Construtora Ltda e Construtora Rio Tocantins Ltda.