Segundo a Defesa Civil, essa foi a maior cheia dos últimos anos na cidade.

s chuvas fortes na região norte do Tocantins estão deixando pessoas desabrigadas em Araguanã. Segundo a Defesa Civil do município, cerca de 20 famílias tiveram que deixar as casas depois que o rio Lontra transbordou. A prefeitura alugou três casas grandes para abrigar os resgatados.

São pelo menos 80 pessoas, entre elas, 36 crianças. Além disso, 23 famílias ainda estão em área de risco e podem ter que sair das casas nos próximos dias para abrigos improvisados.

O nível do rio começou a subir em fevereiro, e deixou oito famílias desabrigadas. As primeiras 28 pessoas que ficaram fora das casas estavam em uma escola municipal, mas foram levadas para as casas alugadas pela prefeitura.

O coordenador da Defesa Civil da cidade, Jussy Júnior Pinto da Silva, informou que as famílias foram retiradas após o rio Lontra transbordar e as casas ficarem alagadas. "O rio está nove metros acima do normal. Choveu ontem e hoje e se continuar assim pode aumentar ainda mais o número de desabrigados", informou.

Silva informou que aguarda apoio da Defesa Civil estadual e doações de mantimentos para as famílias afetadas. "As famílias precisam principalmente de doações de alimentos, colchões, cobertores e roupas."

Algumas famílias desabrigadas decidiram ir para a casa de parentes. Para a segurança, a orientação é que as famílias saiam dos locais de risco. "Eles não querem sair, mas estamos monitorando e, se precisar, elas serão retiradas de casa", disse.

Segundo a Defesa Civil, essa foi a maior cheia dos últimos anos na cidade. A última vez que a chuva deixou famílias desabrigadas foi em 2014.