
A sessão da Câmara de Araguaína foi encerrada na manhã desta terça-feira, 6, por falta de quórum. Isso porque, dos 17 vereadores, apenas três compareceram ao plenário no horário marcado para início dos trabalhos.
Diante disso, o presidenta da Casa de Leis, vereador Marcus Duarte (SD) anunciou em alto e bom som a polêmica decisão. "Estou encerrando a sessão no dia 06 de junho por falta de quórum.” Declarou o parlamentar.
Marcus ameaçou cortar o ponto dos colegas e descontar no salário dos faltosos. Para isso, segundo vídeo gravado no momento, pediu à Secretaria da Câmara que fizesse um levantamento do nome dos vereadores e oficiasse ao “RH para descontar em folha de todos os vereadores faltosos.”
Estavam presentes no momento somente Marcus Duarte, Edimar Leandro (MDB) e Matheus Mariano (Podemos). Contudo, após repercussão negativa, a sessão que estava prevista para ocorrer pela manhã foi realizada na tarde desta terça-feira.
No período da tarde, o presidente Marcus Duarte anunciou a abertura da sessão. Ele admitiu que havia encerrado a sessão da manhã faltando cinco minutos para esgotar o prazo dos parlamentares se fazerem presentes na sessão.
"Então passa a contar agora como sessão ordinária do dia 6 de junho de 2023". Justificou o presidente da Casa de Leis. Com isso, a sessão foi apenas transferida da manhã para a tarde.