![](/imagem/0/0/26253/suspeito-chegando-da-dp-de-araguaina.jpg)
A Polícia Civil (PC) prendeu nesta quarta-feira, 21, o suspeito de matar um vigilante de supermercado de Araguaína no início de 2023. A prisão do investigado José Maria Bento de Matos ocorreu na cidade de Eldorado do Carajás, no Estado do Pará.
Ele é suspeito de matar o vigilante Emercídio Ferreira de Carvarlho, 32 anos, durante uma embocada numa estrada vicinal na região da Jacubinha, no município de Babaçulândia. O vigilante foi morto a tiros no dia 10 de janeiro e a arma dele foi levada.
Desde então, a Polícia Civil de Babaçulândia vinha investigando o caso e identificou o suspeito, que se mudou com a família para o Pará um dia depois do crime. Trata-se de um vizinho de chácara da vítima e a motivação do crime, segundo o suspeito, foi o desentendimento entre os dois.
Diante disso, a Justiça expediu o mandado de prisão contra o suspeito, o qual foi cumprido nesta quinta-feira em Eldorado dos Carajás. O preso foi recambiado para o Tocantins e chegou no início da noite na Delegacia de Plantão de Araguaína.
—Ele confessou o crime. Disse que houve um desentendimento lá na chácara. Segundo ele, por causa de uns cachorros que ele levava lá para caça. Isso aí gerou um desentendimento entre ele e a vítima. O que o levou a cometer o delito. Explicou o delegado responsável pela investigação, Pedro Nunes.
Já a arma do vigilante, que é registrada, foi recuperada no Pará. Segundo a PC, o suspeito havia trocado ela por uma moto, mas foi localizada nas mãos de uma terceira pessoa e recuperada pela Polícia. O suspeito vai responder por homicídio qualificado.