Alysson Aguiar Alves, ex-diretor do presídio Barra da Grota.

O ex-diretor do presídio Barra da Grota em Araguaína e Policial Civil, Alysson Aguiar Alves, foi demitido após procedimento da Corregedoria da Secretaria de Segurança Pública. Ele havia sido preso do Piauí e em 2018 foi condenado a 14 anos e oito meses de prisão em regime fechado.  

Ele é acusado de integrar uma quadrilha de assalto a bancos e a decisão de condenação foi proferida em março de 2018 pelo Juiz Almir Abib Tajara Filho, da 7ª Vara Criminal da Comarca de Teresina (PI). Já a demissão dele da PC-TO foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) no último dia 18. 

A Corregedoria se baseou em inquérito aberto pela Polícia do Piauí, após Alysson ser preso. E  justificou que ele foi expulso porque cometeu infração grave e gravíssima. Também, no decorrer do processo administrativo, não foi encontrado.

Ele era Policial Civil do Tocantins e foi preso juntamente com outras oito pessoas em outubro de 2016 no Piauí, na Operação Forasteiro, deflagrada Polícia Civil piauiense. Todos foram acusados de integrar uma organização criminosa que praticava assalto a banco nos estado do Tocantins, Santa Catarina e Piauí.

Alysson foi diretor do presídio Barra da Grota em Araguaína no ano de 2014 e na época da prisão, em 2016, atuava como agente da PC em Porto Nacional.

Conforme a sentença, proferida em 2018, ele se valia da função para dar suporte a quadrilha de assalto a banco. Alysson vai cumprir a pena em regime fechado na Penitenciária Irmão Guido-Teresina (PI).