Fernando Almeida

Os três presos que aparecem nas imagens do vídeo de suposta tortura no Barra da Grota foram levados à Delegacia de Plantão de Araguaína na tarde de ontem, 13. Eles são suspeitos de desrespeito, agressão verbal e ameaças a funcionários da unidade prisional.

Identificação

Dentre os detentos, está o famoso Luciano Rocha Machado (Luciano Babão), líder da rebelião que destruiu o presídio Barra da Grota em 2009.  Os outros são Vinícius Dias da Silva e Sandro Morais Ferreira.  Segundo relatos, os três fizeram ameaças e um deles jogou café quente num funcionário da Umanizarre que servia a refeição na manhã da quarta-feira, 13.

Ameaças

Os três ameaçaram dizendo que ia matar. É o de sempre. Isso é rotina. (...) Esses três internados são os agitadores. Eles já estão num local separado que é para não ter essa agitação,  mas é praticamente impossível controlar esse pessoal aí,” relatou um dos ameaçados, que preferiu não ser identificado.

Versão dos presos

Por outro lado, Luciano reclamou que ‘o amigo’ estava doente e com a receita em mãos, mas ao cobrarem o remédio, foram xingados. E justificou que por este motivo, outro preso Vinicius jogou o café quente na cara do funcionário. Ainda disse que desde a greve da PC estão sendo perseguidos.

O detento Sandro Morais, em entrevista, questionou. “E quando eles ameaçam a gente? (...) Nós que somos presos, eles próprios vão trazer nóis aqui (na DP) para prestar queixa contra eles? Aí quando vai uma palavra nossa, afronta contra eles, aí trazem a gente, que a gente que é o detento, nóis já é o lixo da sociedade (...) isso é pra você saber um pouco da verdade também. Que é só nóis que sai como monstro, como errado.”

Punição

Ao AN, o atual diretor do Barra da Grota, Jean Carlos Gomes, disse que os três presos vão responder criminalmente pelas ameaças aos funcionários e administrativamente. “Esses reeducandos eles entram rotineiramente em confronto com os profissionais da empresa. Eles dão bastante trabalho pra nós,” justificou.

Investigação em andamento

Os três presos são os mesmo que aparecem no vídeo divulgado pela Defensoria Pública do Tocantins no dia 24 de abril. As imagens, gravadas em 26 de fevereiro, mostram suposta tortura a dois detentos que teria ocorrido na unidade penal. A Defensoria Pública enviou as gravações ao Poder Judiciário e ao Ministério Público, a quem cabe a devida apuração dos fatos. O diretor do presídio foi afastado do cargo após a divulgação do vídeo.

Leia+

» Vídeo de suposta tortura a presos no Barra da Grota foi gravado em dia de motim no presídio

Vinícius Dias da Silva  Sandro Moraes Pereira Luciano Rocha Machado