Em Guarai (TO), no Km 329 da BR 153, as 15h40min, durante fiscalização de rotina, agentes da PRF apreenderam o veículo Volvo FH 440 e dois semi reboques, placas de São Paulo, conduzido por E. G. F, 41anos, que saiu de Dourados/MS com destino a Santa Isabel/PA. O condutor apresentou Nota Fiscal de 36.340 kgs de Milho a granel.
Ao conferir a carga, os agentes da PRF constataram que os dois semi reboques estavam completamente lotadas de caixas de cigarros. A carga, estimada em aproximadamente 1000 caixas de cigarros, são das marcas Record e R7, correspondente a 500 mil carteiras. O carregamento, pelo valor de mercado, está avaliado em mais de 1 milhão de reais.
Esta é a maior apreensão de cigarros feita pela PRF no Tocantins e possivelmente seja a maior já ocorrida no Estado.
O motorista informou que fora contratado para conduzir o bitrem carregado de milho de Dourados/MS para Santa Isabel/PA.
A PRF solicitou apoio da Polícia Federal para recebimento da ocorrência em Guaraí/TO, uma vez que não dispunha de policiais para efetuar a escolta até a cidade de Palmas/TO, sendo informado da impossibilidade de fazê-lo por questões de logística e também de pessoal. Em seguida foi solicitado o apoio da Polícia Civil em Guaraí para receber a ocorrência, havendo a sinalização positiva, porém logo após a recusa por instância superior sob a justificativa de ser a ocorrência de competência da Polícia Federal.
Os agentes da PRF, cumprindo normativas legais quanto utilização das algemas apenas em casos extremos; primando pela garantia dos direitos do cidadão e ser humano; para evitar uma ação de abuso de autoridade; por não ter um local apropriado para manter o detido durante toda a noite; por não ter sido levantado até aquele momento nenhum registro anterior de prática de ilícito pelo condutor, considerando ainda o seu comportamento tranquilo antes e durante a apreensão da carga, foi autorizado o seu pernoite na boleia do seu caminhão. Na manhã seguinte constatou-se a fuga do motorista.
A Ocorrência será apresentada nesta segunda-feira, 7, à Polícia Federal e Receita Federal em Palmas/TO.