A PRF participa do I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas com motociclistas batedores para escolta de autoridades, chefes das nações, que estejam presentes no evento. Os policiais realizaram treinamentos na capital Palmas desde o início desta semana.
Segundo a PRF, está confirmado o uso de helicóptero de resgate. A aeronave da PRF conta com uma Unidade Suporte Avançado (UTI aérea) e prestará socorro no evento dos jogos a partir do dia 23 no perído diurno.
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro, os veículos precedidos de batedores terão prioridades de passagem. A PRF solicitou atenção especial dos condutores, que ao avistarem a movimentação de motocicletas da PRF, PM e/ou Fiscais de Trânsito, deem total preferência e atendam suas ordens, as quais têm preferência sobre as normas de circulação e outros sinais de trânsito.
Caso não seja acatada a ordem do agente, o condutor estará cometendo infração do Art. 189 do CTB, deixar de dar passagem a veículo precedido de batedores, infração gravíssima, 7 pontos na CNH do condutor e R$196,00, dentre outras infrações possíveis.
Nesta operação, assim como em grandes eventos anteriores, como Copa do Mundo e Copa das Confederações, a PRF utilizará as motocicletas Harley Davidson, modelo Road King Police 1680 cilindradas, que encantam os olhos dos apaixonados pelos veículos de duas rodas com seus 380 quilos de aço.
Frota da PRF
Ao todo a PRF emprega nos Jogos Indígenas: 01 helicóptero (BELL 407), 21 motocicletas (Harley Davidson), 10 viaturas caracterizada, 10 viaturas descaracterizadas de inteligência, 02 guinchos e 50 PRFs de vários estados da federação.
PRF empregará 21 motocicletas Harley Davidson. Foto: Ascom/PRF |