Geórgia Milhomem/Governo do TO

No dia 31 de maio de 1993 o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins deu início a formação da primeira turma específica para atuação na área fim da atividade de bombeiro, naquela época todos eram polícia. A turma Major PM/BM Elias José traz consigo os “pioneiros” da Corporação de bombeiros mais jovem do país.

Entre os bombeiros que fizeram parte desta turma está o major Wleydson Morais Dutra que relembrou os desafios na época. “Só tínhamos muita vontade de aprender porque naquele momento o Corpo de Bombeiros estava começando a se estruturar e não tinha equipamentos, mas fizemos muitos amigos e juntos conseguimos enfrentar esses desafios. Ao longo da carreira tivemos muitas oportunidades para progredir na carreira fazendo cursos fora do Estado. Me sinto realizado, amo a profissão que escolhi, tenho orgulho de ser bombeiro e ter feito a diferença na vida de algumas pessoas”, relatou.

Quem também fez parte da primeira turma e hoje possui reconhecimento internacional em mergulho autônomo é o capitão Jairon Domingues que destacou a importância da especialização nas atividades desenvolvidas pelos bombeiros. “Na época não tínhamos opção de escolher qual área específica a atuar e com o tempo, muito evoluímos e hoje podemos optar, graças aos cursos oferecidos nas múltiplas áreas de atuação dos bombeiros. Hoje temos especialistas em todas as áreas, profissionais de altíssimo nível que não deixam a desejar a nenhuma outra corporação do Brasil. Sou apaixonado pelo que faço”, destacou.

A formatura da primeira turma de soldados bombeiros do Tocantins ocorreu em 14 de Janeiro de 1994, com 49 formandos. Na época, a 1ª Companhia Independente de Bombeiros (CIBM) possuía um efetivo de apenas 62 homens, dispondo de um número reduzido de graduados e apenas dois oficiais.

História 

O Corpo de Bombeiros iniciou suas atividades como Companhia Independente de Bombeiros - 1ª CIBM, criada por meio do decreto 6676/92, de 14 de dezembro de 1992. Com uma estrutura pequena, ligada organicamente a Policia Militar do Estado do Tocantins, a atuação dos profissionais concentrava-se nas áreas de combate a incêndios urbanos e salvamento. As três primeiras unidades foram instaladas em cidades estratégicas: Araguaína, para dar assistência à região Norte; Gurupi, para as cidades da região Sul; e Palmas, para a região Central.

No dia 31 de maio de 1993 o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins deu início a formação da primeira turma