
O índice de furtos e roubos em Araguaína diminuiu no período de janeiro a julho desde ano, se comparado com o mesmo período de 2021. Os dados são do balanço do 2º Batalhão da Polícia Militar (2ºBPM), divulgado nesta quinta-feira (4). Apesar das reduções em crimes patrimoniais, houve aumento de 32% nos crimes de homicídios.
Nos primeiros sete meses deste ano, a PM apreendeu 48 armas de fogo, recuperou 117 veículos e prendeu 402 pessoas.
O batalhão não divulgou números exatos, mas apontou que houve redução de 38% no crime de furto a estabelecimento comercial. No geral, crimes de furto e roubo apresentaram redução de 9% no início deste ano. Os casos de violência doméstica tiveram redução de 3%, comparado ao mesmo período de 2021.
Em relação às ocorrências de homicídio deste ano, os números preocupam pois o aumento foi de 32% comparado ao mesmo período de 2021. Só em janeiro, foram 7 homicídios a mais do que em janeiro de 2021, situação que se repetiu no mês abril, com 6 casos a mais, se comparado a abril do ano passado.
A tendência de alta exigiu adoção de mais ações da PM, para frear as ocorrências de homicídios. O relatório apontou que o 2ºBPM empregou efetivo em serviço extraordinário com intuito de aumentar o patrulhamento nas ruas. Houve aumento do número prisões, auxílio de equipes especializadas de policiamento da Capital, com o apoio do Comando-Geral da PMTO.
“Soma-se a isso as ações sistematizadas da Polícia Civil que, por meio de investigações e operações, efetuou a prisão de autores dos crimes e contribuiu também para frear o aumento de casos. E o resultado dessa gama de esforços se refletiu nos meses seguintes, nos quais se registrou decréscimo de homicídios em relação aos meses de maio, junho e julho de 2021”. Destaca trecho do relatório.
O 2ºBPM ressaltou que o fim das medidas de restrição, com retorno da livre circulação e aglomeração de pessoas foi preponderante para o atual cenário dos crimes de homicídio.
“Se comparado ao mesmo período de 2019, ano pré-pandemia, os dados de 2022 apresentam redução de 3% de crimes de homicídio em Araguaína”.
O relatório aponta saldo positivo, ao comparar o balanço de crimes de furto e roubo desse ano, com o mesmo período de 2019. Nesse cenário, a queda desses crimes foi de 74%.
“Os dados compilados neste período mostram o trabalho árduo desenvolvido pelo efetivo do 2º BPM com os demais órgãos de segurança pública em Araguaína com objetivo de mantê-la como referência de cidade segura”. Afirmou o Tenente Coronel Valdeonne Dias da Silva – Comandante do 2º BPM.
Ele reforçou que “a polícia militar permanecerá atuando de forma firme contra a criminalidade e por meio de ações cooperativas com as demais forças de segurança a fim de garantir aos cidadãos proteção aos direitos individuais e coletivos, mesmo diante dos grandes desafios que surgem dia a dia em virtude das problemáticas sociais”.