Mantendo o índice de resolutividade acima da média nacional recomendada, o Procon Tocantins realizou no primeiro semestre de 2019, 22.273 atendimentos, considerando todas as formas de atendimentos registrados no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) de reclamações de consumidores.
Órgão solucionou 19.912 reclamações, um percentual de 84,9% das demandas apresentadas pelos consumidores, entre 2 janeiro a 28 de junho. O índice recomendado pela Associação Brasileira de Procons (Procons Brasil), referente à resolutividade das reclamações é de 80%.
O superintendente do Procon, Walter Viana, destaca que garantir que os direitos do consumidor sejam cumpridos está entre as prioridades do órgão. Investindo em qualidade no atendimento, na agilidade nos serviços e na educação para o consumo conforme determina o Código de Defesa do Consumidor (CDC). “Neste primeiro semestre, foram realizadas 70 ações que atingiram 11.735 pessoas em 14 municípios por meio de palestras com estudantes, idosos, consumidores em geral e fornecedores. Além das blitze com distribuição de material informativo”, pontua Walter.
Fiscalização
Na área da fiscalização, o Procon realizou na Capital e no interior do Estado, diversas ações nas quais foram apreendidos 2.988 itens de mercadorias impróprias para o consumo, como produtos fora do prazo de validade, embalagens adulteradas, amassadas, enferrujadas, dentre outros.
Nos postos de combustíveis e depósitos de gás de cozinha foram realizadas mais de 44 notificações. Também nesse período, houve a aplicação de 86 autos de infração, 176 autos de constatação, 710 relatórios de visita, além da realização de monitoramento de preços, semanalmente, nos mais diversos segmentos do comércio, totalizando 1.016 estabelecimentos visitados, como supermercados, postos de combustíveis, bancos, escolas, açougues,entre outros.
Denúncias
Ainda de acordo com Walter, para possibilitar aos consumidores ferramentas que facilitem a realização de denúncias, o Procon , desde março deste ano tem o Whats Denúncia. E por meio do aplicativo mais de 500 denúncias foram realizadas.
“O objetivo é utilizar mais uma ferramenta de comunicação em defesa do consumidor, assim como ampliar o atendimento voltado para a fiscalização. Percebemos que o consumidor fica vulnerável em muitas situações e, por isso, a necessidade de expandir a comunicação com o Procon”, ressalta.
Procon no Tocantins
O Procon tem como objetivo solucionar as demandas individuais e coletivos da sociedade em todo o Estado, por meio dos 11 núcleos instalados em 10 municípios: Palmas, Taquaralto, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Araguaína, Araguatins, Colinas, Guaraí, Gurupi, Tocantinopolis e Dianópolis.