Vacinação contra a aftosa é obrigatória e quem deixar de vacinar pagará multa.
Foto: Juliano Ribeiro/Gov. TO

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), alerta os produtores rurais do Estado para ficarem atentos ao fim do prazo obrigatório para a declaração da primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa que encerra no próximo dia 31 de agosto.

"A declaração da vacina é primordial, por isso, orientamos os pecuaristas a fazerem o agendamento para atendimento nas unidades locais para evitar aglomerações", afirma o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, acrescentando que os contatos dos escritórios da Agência estão disponíveis no site adapec.to.gov.br ou anexado nos prédios.

Ao se dirigir a um dos escritórios da Adapec, o produtor rural deve apresentar a nota fiscal da compra da vacina e a carta-aviso preenchida. A multa para quem deixar de vacinar é de R$ 5,32 por animal e R$ 127,69 por propriedade não declarada, além de outras sanções.

Nesta etapa, a expectativa é de que tenham sido vacinados cerca de 8,5 milhões de animais de todas as faixas etárias. O Tocantins conta com mais de 56,4 mil pecuaristas vinculados à exploração pecuária. A vacinação contra aftosa encerrou no dia 15 de junho.