José Francisco Concesso, conhecido como Professor Concesso, faleceu aos 84 anos.
Foto: Divulgação

O fundador e presidente da Academia de Letras de Araguaína e Norte Tocantinense (Acalanto), José Francisco Concesso, faleceu nesta sexta-feira (4) aos 84 anos. Conhecido como Professor Concesso, ele foi mais uma vítima da covid-19. A morte do escritor foi informada nas redes sociais pelos amigos.

As informações são de que Concesso estava em Marabá, onde visitava o único filho. Ele passou mal no último sábado e foi levado para um hospital particular, onde foi entubado. Após sete dias internado na UTI, ele não resistiu e faleceu na manhã desta sexta-feira (4).

O Professor Concesso nasceu em Rio Espera/MG no dia 9 de março de 1936 e fez lá seus primeiros estudos no Grupo Escolar Major Miranda. Era filósofo, teólogo, educador e escritor. 

Conforme informações da Editora Veloso, ele era o único tradutor de Latim do Estado do Tocantins. Concesso publicou seis livros e participou de dezenas de outras publicações.

Comunicava-se em Italiano, Francês, Inglês, Espanhol e Latim. Viajou por dezessete países e estudou em três: Itália, Espanha e Cuba.

O professor doutor e escritor Pedro Alberice destacou ao AN que a cultura e a literatura do Tocantins estão de luto.

Perde o Tocantins uma grande referência literária. Segundo a revista Superinteressante, ele é A referência literária no Tocantins. É um luto que a família dele está vivendo, mas que nós também, como escritores, estamos vivendo”.

Alberice também destacou o pioneirismo de Concesso no ensino superior em Araguaína e o descreveu como “professor dedicadíssimo”.  

É o presidente atual e o fundador da Acalanto. Foi um professor dedicadíssimo. Pesquisador sério. Foi sacerdote católico. É orionita. Foi diretor da Facila, Faculdade de Ciências e Letras de Araguaína, que foi um embrião do campus atual da UFT, e da UFNT (Universidade Federal do Norte do Tocantins) que está nascente. Bom cronista, professor de Latim, teve livros publicados de Latim. Meu amigo pessoal. É um dia realmente muito triste e a covid-19 continua fazendo vítimas”. Lamentou Alberice

O vice-prefeito de Araguaína Fraudneis Fiomare declarou ao AN que Concesso vai fazer muita falta para cidade.

“Era uma pessoa muito especial, além de uma cultura muito grande, para mim, era como uma pessoa da família. Vai fazer muita falta para Araguaína, para a educação, para a cultura, para a academia”. Lamentou Fraudneis.

No perfil do Facebook do escritor e educador, vários amigos prestaram homenagens.