
O professor Régis Carvalho, Presidente da Associação Amigos do Museu de Araguaína - AAMAR tomou posse nesta quinta-feira, 30, como membro do Conselho Consultivo de Patrimônio Museológico - CCPM. O órgão é de assessoramento integrante da estrutura organizacional do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) destinado a apoiar a formulação de políticas públicas para o setor.
Para o professor Regis, essa nomeação demonstra também a importância do trabalho realizado pela Associação Amigos do Museu de Araguaína, que luta pela implantação do museu da cidade. A associação recentemente realizou o primeiro fórum para discutir a implantação de um Museu na cidade, além de buscar a promoção de ações em prol da cultura e do patrimônio local.
A solenidade ocorreu no Palácio do Planalto em Brasília. Participaram da cerimônia autoridades nacionais como a Ministra da Cultura Margareth Menezes e a Presidente do IBRAM, Fernanda Castro. Também participaram o diretor de Participação Social da Presidência da República, Paulo José de Oliveira; o secretário-executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares; e a assessora de Participação Social e Diversidade do MinC, Mariana Braga.
O Estado ganha uma grande oportunidade de representação para ampliar as políticas de preservação e valorização do patrimônio histórico e cultural do nosso país, influenciando decisões estratégicas e promovendo a defesa dos museus brasileiros. Avaliam historiadores.
O Prof. Régis Carvalho, agora membro do conselho, desempenhará um papel crucial nessa posição, compartilhando conhecimento, promovendo ações e buscando parcerias para o desenvolvimento do setor museológico no Tocantins.