A interação professor-aluno também ocorre fora da Universidade. Prova disso é a parceria entre o professor dos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Civil e Engenharia Mecânica da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em Criciúma, Matheus Leandro Ferreira e o egresso do curso de Ciência da Computação, Rafael Spilere Marangoni. Junto com outro sócio, eles criaram o PagCel, um aplicativo para celular que permite o pagamento de compras e de recargas de celular com cartão de crédito.
Ferreira conta que a ideia do aplicativo surgiu em 2012, durante uma conversa sobre tecnologia entre ele e um colega de trabalho – Ferreira leciona na Universidade e trabalha em uma empresa de tecnologia de Criciúma. O aplicativo foi lançado em 2013 e por enquanto está disponível apenas para aparelhos com dispositivo Android, mas segundo o professor da Unesc, há projetos de adaptá-lo para IOS e Windows Phone. O aplicativo será disponibilizado na loja virtual da Google (Google Play)
“Estamos em fase de testes e devemos lançá-lo no mercado ainda em janeiro. O aplicativo é gratuito e deve atingir um público de até 40 anos. Pensamos em profissionais autônomos e prestadores de serviços na hora de desenvolver o PagCel”, comenta. O aplicativo aceita as principais bandeiras de cartão de crédito. Cada usuário terá um código único e ao fim de cada transação, vendedor e comprador receberão um comprovante.
A Embratecs, empresa criada pelos sócios, trabalha com TEF Dedicado (Transferência Eletrônica de Fundos, uma tecnologia que permite a comunicação entre o estabelecimento comercial e as administradoras de cartões, o que torna possível realizar vendas usando cartões de créditos, por exemplo. O TEF Dedicado não utiliza discagem via linha telefônica para se conectar à central, o que agiliza o atendimento e a venda). A taxa cobrada pelo uso do cartão através do PagCel é de 4,99% sobre a venda, a mesma que os comerciantes pagam para as operadoras de cartão.