Em homenagem ao Dia do Professor, comemorado no próximo dia 15 de outubro, a Prefeitura de Araguaína trouxe a história do araguainense, pedagogo e professor de Matemática Rodrigo Gonçalves, de 31 anos. Ele é o primeiro entrevistado da série “Além da Sala de Aula”, que irá mostrar iniciativas que estão transformando a vida de crianças por meio de projetos educativos e atividades extracurriculares nas escolas municipais.
O professor Rodrigo tem feito a diferença nos 15 minutos de intervalo para seus alunos, ao desenvolver o Projeto “Cubo Mágico 3x3x3”. Para ele, as peças despertam o interesse pela matemática e as técnicas usadas podem somar na vida das crianças.
“O intuito desse projeto é tornar a aprendizagem da disciplina algo prático e prazeroso. Com o cubo mágico, as crianças também conseguem aprender elementos geométricos como: vértices, faces e arestas, fração e simetria”, explicou o professor.
Com essa visão, o professor Rodrigo desempenha oito horas do seu dia na Escola Municipal Gentil Ferreira Brito. De uma forma lúdica, os estudantes das turmas do 5º ano, que possuem entre 10 a 11 anos, trabalham a concentração, controle emocional e outras habilidades dentro da matemática.
O projeto
O Projeto “Cubo Mágico 3x3x3” está em funcionamento desde o início deste ano letivo, além da presença do professor, alunas que aprenderam as técnicas também e repassam o conhecimento para os iniciantes.
“Eu fico com um cubo ensinando o passo a passo e tenho mais duas alunas que monitoram outros cinco alunos. É muito gratificante, pois a gente percebe nas crianças o interesse por aprender algo novo, desafiador e que poucas pessoas conseguem resolver”, afirmou o professor.
Diferencial
Segundo o professor Rodrigo, o diferencial de um bom educador é entender que o papel da profissão vai além de repassar o conteúdo com excelência em sala de aula, mas inspirar e encorajar os seus alunos. “Para mim, ser professor é semear o conhecimento, é poder contribuir com o futuro das crianças, sonhar com elas e motivá-las a acreditarem em seus sonhos”.
Exemplo de casa para a sala de aula
Professor desde 2012, segundo ele o interesse e a admiração pela profissão começou ainda na infância. “Minha mãe foi professora do município por muitos anos, então, o contato com a educação vem desde cedo. No ensino médio, eu também tive um professor que sempre colocava os alunos para ir na lousa, resolver exercícios e explicar, o que despertou ainda mais em mim o desejo pela educação”, disse Rodrigo.
Multiplicador de sonhos
Casado e pai de dois filhos, Rodrigo ainda conta que além de estar com a família uma das suas alegrias é colher os resultados da sua profissão. “Me sinto realizado em ser professor, fico muito feliz quando vejo um aluno ou aluna no comércio trabalhando ou na faculdade, logo vem a sensação de ter contribuído com a formação de cada um”.