Profª Rhoselly Xavier, do Centro de Ensino Médio Rui Brasil Cavalcante, de Miranorte
Foto: Divulgação

“O bom desempenho dos estudantes nos faz ver como o nosso trabalho valeu a pena, especialmente neste ano tão difícil”. A celebração é da professora de Língua Portuguesa e Redação, Rhoselly Xavier, do Centro de Ensino Médio Rui Brasil Cavalcante, de Miranorte, após saber a nota de alguns dos seus alunos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As notas foram divulgadas nessa segunda-feira, 29, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

De acordo com a professora, os primeiros estudantes a anunciarem os resultados à escola foram Gusthavo Gomes e Mykhaella Caponi.

O Gusthavo tirou 940 pontos e a Mykhaella, 980. Eles foram os primeiros alunos a trazer essa boa notícia, mas com certeza outros estudantes da nossa escola também alcançaram bons resultados. Esse é um motivo de muita alegria, especialmente por se tratar de um ano em que tivemos que nos adaptar no cenário da pandemia da Covid-19 e nos reinventamos no processo de ensino e aprendizagem”, comemorou. 

Já o estudante Gusthavo contou da felicidade do resultado. 

Fiquei muito feliz e como a professora Rhoselly foi parte muito importante nessa conquista, por todos os ensinamentos e atividades que ela compartilhou, eu fiz questão de dividir o resultado com ela. Além disso, eu acredito que essa conquista também é fruto da minha organização; da prática – eu escrevia duas redações por semana. Também estudei sobre estrutura da redação e busquei construir um repertório que pudesse ser útil”, contou o estudante Gusthavo Gomes.

Sobre seu repertório, Gusthavo destacou, por exemplo, que fez duas citações que considera muito importantes, na prova de redação, que  trouxe como tema: 'O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira'.

Eu citei o poema  "No meio do caminho", de Carlos Drummond de Andrade, e a série "Os Treze Porquês”, lembrou o estudante que tem 18 anos e participou da edição do Enem 2020 com o objetivo certo, ele quer ingressar no curso de Direito da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Para a professora, a conquista dos alunos é resultado de um trabalho processual que vem sendo desenvolvido na unidade de ensino. “Essa conquista é fruto de uma construção coletiva, que ocorreu ao longo dos anos, especialmente pelos professores das áreas de Linguagem, que trabalham de forma interdisciplinar, com ações que buscam colocar o aluno como protagonista da sua história. Executamos, por exemplo, o projeto ‘Ler é um Prazer, Sim!’, iniciativa que já deu origem a publicação de dois livros com selo da ISBN, da Biblioteca  Nacional”, destacou. 

Além disso, ao longo do ano letivo de 2020, mesmo com a suspensão das aulas presenciais, conforme lembra a professora, foi realizada uma série de atividades que serviram de subsídios para o desenvolvimento dos estudantes. “Promovi rodas de conversas on-line, gravei vídeos motivacionais, vídeos com correção de redações dos alunos e também tivemos momentos de correção individual, por meio do WhatsApp. Além disso, interdisciplinarmente, os alunos produziram um vídeo em que analisavam a obra 'Vidas Secas', de Graciliano Ramos”.

Além disso, foram promovidos momentos importantes  em parceria com professores doutores da UFT, profissionais do judiciário e de outros setores, também via plataformas on-line, a fim de discutir temáticas que ajudam ampliar o repertório sociocultural e favorecem o pensamento crítico dos estudantes. “Participei de todas as rodas de conversa, pois trazem assuntos que abrem a nossa visão de mundo e que nos ajudam na construção de uma bagagem para a produção de textos”, contou Gusthavo Gomes.

Resultados

As notas individuais do Exame Nacional do Ensino Médio podem ser conferidas na Página do Participante e também no aplicativo Enem Inep disponível no Google Play (para dispositivos Android) e na App Store (para iOS). O candidato pode acessar a página do participante com o login gov.br, um acesso único a diversos serviços digitais do Governo Federal. Em caso de dúvidas ou dificuldades, o MEC disponibilizou um telefone para consultas: 0800 616161.