AF Notícias

Centenas de professores contratados pela Secretaria Estadual de Educação e Cultura que foram exonerados no início deste ano de 2016 ainda não receberam os direitos trabalhistas e temem um calote do Governo do Estado.

Os docentes trabalharam no ano passado nas escolas públicas e no mês de fevereiro tiveram seus contratos extintos. A Secretaria da Administração (Secad) informou, na época que, os professores haviam sido contratados para suprir déficits gerados em função de licenças, exonerações, aposentadorias, remanejamento de funções, ou ainda decorrente da criação de novas turmas de alunos.

Esses contratos poderiam ser renovados por mais um ano, mas, conforme a Secad, não foi solicitada a prorrogação. A relação dos cargos extintos foi publicada no Diário Oficial nº 4.563, de 19 de fevereiro de 2016. Um total de 3.315 contratos temporários foram extintos, sendo maioria de professores.

Previsão

A Secretaria da Educação, Juventude e Esportes informou por meio de nota que o pagamento dos professores está previsto para ser efetuado na folha do mês de março, a ser quitada em 12 de abril.

Ainda conforme a secretaria, devido a publicação da extinção dos cargos ter ocorrido no dia 19 de fevereiro a folha de pagamento já havia sido fechada, por isso não foi possível fazer a quitação ainda no mês de fevereiro.