O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins (Sintet), regional de Araguaína (TO), prepara um grande ato público para a tarde desta sexta-feira (28). Os professores da rede estadual estraram em greve por tempo indeterminado no dia 24 de março.

De acordo com o Sindicato, a concentração acontecerá a partir das 15 horas na sede regional do Sintet, de onde a categoria sairá em caminhada até a Diretoria Regional de Gestão e Formação de Araguaína. Em frente ao órgão público, os professores farão uma manifestação ate às 18 horas.

“Estamos convidando todos os trabalhadores em educação - professores, merendeiras, administrativo, pais e alunos - para participar de um grande ato em frente a Diretoria Regional para mostrar ao Governo por que estamos de greve”, disse Jesulê Guida, presidente do Sintet.

Reivindicações

A categoria reivindica a revisão do Plano de Cargos Carreira e Salários; correção salarial de acordo com os índices reajustados do FUNDEB; pagamento do reajuste da data base previsto para 1º de maio; regularização dos repasses financeiros às escolas; enquadramento do pessoal administrativo das escolas ao Plano de Cargos e Carreira da Educação; eleição direta para diretor escolar e o fim da interferência política nas unidades de ensino; e o pagamento do retroativo das progressões do edital de 2012, prometido para janeiro e não concedido pelo governo.

Para o Sindicato, há má vontade e desrespeito do governo com a categoria dos educadores. O presidente sindical lembra que os professores “têm o pior plano de carreira entre todas as categorias de servidores” e que desde o ano passado vem buscando a negociação, no entanto, o Governo só enrola a categoria.