Hospital Regional de Araguaína (HRA)

Servidores do Hospital Regional de Araguaína (HRA) demonstram preocupação com casos de Covid-19 em colegas que trabalham na UTI.  Também relatam falta de EPI (Equipamento de Proteção Individual) e reclamam de dificuldades para fazer testes diante do risco de contágio de coronavírus.

Conforme relato ao AN neste fim de semana, duas técnicas de enfermagem que trabalham da UTI 1 do HRA foram diagnosticadas com Covid-19.

A servidora do HRA também disse que na unidade hospitalar falta EPI. “Não temos nem a máscara N95 que tem proteção a mais. (...) Estamos apavorados. (....) Estamos pedindo socorro.” Relatou uma servidora, que preferiu não ser identificada.

 Já outra servidora do HRA relatou que atendeu um paciente por diversas vezes e logo após, dia 28 de abril, ele testou positivo para Covid-19. Diante disso, ela manifestou a intenção de passar por teste, mas segundo ela, não conseguiu.

“Não tenho sintomas, mas temo trazer contaminação para minha família, porque eu posso está assintomática. (...) Não consegui fazer o teste, procurei todas as formas, mas não fiz”.  Relatou a servidora, na condição de anonimato.

A profissional de saúde relatou também sobre uma paciente com Covid-19 que, segundo ela, chegou a ficar junto com outros pacientes da UTI. E só depois foi transferida para a ala com leitos exclusivos para infectados com o vírus. Os outros pacientes e profissionais de saúde passaram por testes.

A reportagem procurou a Secretaria de Saúde (SES), que já se manifestou sobre os EPIs e caso da paciente com Covid-19 no HRA. Entretanto, a reportagem ainda aguarda resposta para a segunda solicitação, sobre a dificuldade que servidores encontram para fazer testes.

Nota da SES

Paciente

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclarece que a paciente citada foi encaminhada ao Hospital Regional de Araguaína (HRA) com sintomas clássicos de Covid-19, sendo internada inicialmente na ala isolada, no entanto, apresentou resultado negativo em sua primeira coleta de swab.

 

Após ser transferida para outra ala, o médico que acompanhava seu caso avaliou tomografia pulmonar como sugestiva à Covid-19 e solicitou novo teste, este rápido, que resultou positivo. Um novo exame PCR-RT (biomolecular) está em andamento para contraprova e a paciente foi remanejada novamente para a ala de UTI Covid.

EPIs

Sobre Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), a unidade apresenta estoque regular e todos os profissionais da unidade estão assistidos neste sentido. Os EPIs específicos para manejo clínico de pacientes com o novo vírus são voltados à equipe multiprofissional que atua com os casos da Covid-19.

Capacitação e organização

A SES esclarece ainda que, junto à Superintendência de Unidades Hospitalares Próprias (SUHP), foi realizada uma série de ações e estratégias com capacitações, organização e atualização de fluxo e processos de trabalho, além de uma seleção de equipe de enfermagem pautada em habilidades técnicas no manejo de pacientes graves. As capacitações resultaram em um aperfeiçoamento de aproximadamente 80% de servidores assistenciais da Diretoria Multiprofissional/HRA, representando um total de aproximadamente 650 colaboradores.