Webconferências do PPGDire
Foto: Divulgação

Neste ano de 2021, o Programa de Pós-graduação stricto sensu em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire), da Universidade Federal Norte do Tocantins (UFNT)/Câmpus Araguaína, completa 4 anos de existência. Esse Programa está estruturado a partir das seguintes linhas de pesquisa: “Linha 1 – Desenvolvimento e Tecnologias Sociais” e “Linha 2 – Vulnerabilidade e Dinâmicas Regionais”.

O PPGDire, como um Programa de Pós-graduação filiado à área de Planejamento Urbano e Regional/Demografia (PLURD), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), mostra-se preocupado com os vários atores sociais que estão envolvidos na produção dos diferentes espaços urbanos e regionais da região de sua abrangência.

A atualização da área PLURD, por meio do PPGDire, acaba pondo em circulação saberes teóricos, metodológicos e analíticos relevantes para cada contexto local, regional e nacional. Como um Programa de Pós-graduação com quatro anos de existência na área PLURD, pode-se pensar que, diante do legado da área, outros objetos foram passíveis de serem aí apresentados, considerando a singularidade de cada Programa e as dinâmicas regionais em que está inserido.

Uma das preocupações do corpo docente do PPGDire, desde o início do Curso, foi oportunizar uma formação acadêmica consistente e articulada com as realidades sociais, geográficas e econômicas da área de abrangência do Programa. Uma das balizas de atuação foi a de que a produção intelectual com relevância, com inovação e com impacto social só se tornaria possível a partir de formações científicas e epistemológicas consistentes.

Por essa razão, o Programa buscou criar condições para tais formações no seio das disciplinas, na realização de importantes eventos científicos internos ao PPGDire, dados os interesses pontuais, na participação dos eventos científicos recomendados no âmbito da área PLURD, nas bancas de qualificação e de defesa. Trata-se de ações importantes em que o rigor científico ganha centralidade no lugar da realização de discussões superficiais, ou mesmo panfletária, a depender da temática em foco.

O Prof. Dr. João de Deus Leite, coordenador do PPGDire, enfatiza que o perfil do corpo docente do Programa cria condições para as multidimensões do Planejamento Urbano e Regional, não perdendo de vista os projetos de pesquisa de cada docente. A dimensão do Desenvolvimento e das Tecnologias Sociais, no PPGDire, faz trabalhar outras perspectivas de governança, de saídas sociais possíveis, de intervenções nas diferentes realidades das comunidades. Alarga-se a perspectiva de desenvolvimento, pondo as ações do homem ancoradas em processos materiais de existência, individuais e coletivos. Interessa ao Programa, como o fazem os docentes da linha 1, enfocar essas ações em sua ancoragem territorial, histórica, social e cultural.

A dimensão da vulnerabilidade, no PPGDire, vem ganhando adensamento a partir do estudo de diferentes grupos vulneráveis, não desconsiderando em que medida o espaço urbano e regional integra e constitui a produção dessa vulnerabilidade. Os docentes filiados à linha 2 têm realizado um trabalho de levantamento de dados de diferentes grupos vulneráveis de Araguaína e demais região, propondo análises e problematizações em que pesquisadores do norte do Brasil teorizam as próprias dinâmicas regionais do norte. Sendo assim, salienta-se que o PPGDire abre horizontes científicos de que os pesquisadores do Norte leiam o próprio Norte.

No contexto local e regional, os docentes e os discentes, a partir das respectivas orientações de mestrado, acabam produzindo levantamentos de dados importantes acerca das dinâmicas regionais de Araguaína, para se fazer menção, por exemplo, ao município com foco majoritário de pesquisas. Há no Programa um interesse constante de se expandir o foco do recorte espacial para municípios da região do Bico do Papagaio. Essa expansão já se evidencia em trabalhos de orientação em andamento de discentes da 5ª Turma do PPGDire. Os vazios epistemológicos e científicos, propalados no Documento de área a que o Programa pertence, têm sido enfrentados pelos docentes.

O Prof. Dr. Miguel Pacífico Filho, o primeiro coordenador do Programa, salienta a perspectiva de que o PPGDire configura-se como uma conquista para a UFT e para a região, pois, por meio desse Programa, instaura-se o empreendimento intelectual de novas formas conceituais, metodológicas e analíticas para o campo do Planejamento Urbano e Regional. Esse empreendimento é altamente sensível à produção de decorrências de suas pesquisas. Não é à toa que a devolutiva para a sociedade local e regional se evidencia para o encaminhamento de ações planejadoras.

Neste mês de junho de 2021, o Programa irá realizar 4 edições especiais do “Webconferência PPGDire ‘falando de casa’”, como forma de se comemorar os 4 anos de per-cursos trilhados, com base na colaboração entre docentes, discentes, secretário e egressos do PPGDire. Haverá emissão de certificado, e as inscrições podem ser feitas por meio do seguinte link: https://palmas.uft.edu.br/sisma/plataformaevento/ac-araguaina20211. A seguir, apresenta-se a programação completa. 

 

Webconferências PPGDire “falando de casa”

04 anos de per-cursos...e algumas paradas comemorativas para interlocução com: 

  • Prof. Dr. Jandir Ferreira de Lima sobre “Regiões Pós Covid19: ações e estratégias de recuperação socioeconômica”, no dia 02 de junho de 2021, às 19 h.
  • Profa. Me e doutoranda pela FAU/USP Claudia Rosalina Adão sobre “Planejamento urbano e Populações Negras”, no dia 10 de junho de 2021, às 19h.
  • Prof. Dr. Muryatan Santana Barbosa sobre “Teorias do Desenvolvimento Africanas”, no dia 17 de junho de 2021, às 19h.
  • Prof. Dr. Rômulo Soares Barbosa sobre “Agriculturas e Desenvolvimento Regional: reflexões sobre a região do Matopiba”, no dia 24 de junho de 2021, às 19h.