
O projeto cultural “A PASSAGEM Os Ritos de Passagem de Batismos Indígenas do Tocantins” apresenta uma abordagem inovadora para documentar e preservar as tradições ancestrais dos povos originários tocantinenses.
Realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc/PAAR 2024, por meio do Ministério da Cultura e operacionalizado pela Secretaria da Cultura do Tocantins, o projeto resulta em uma exposição fotográfica que descreve três tipos de batismo indígena: Hetohoky, Hèrèrawo e Ketuwayê, composta por 15 imagens e cinco fotolivros que retratam a profundidade espiritual e social desses rituais.
Por meio de uma metodologia fotoetnográfica, o projeto documenta cerimônias de batismo realizadas por povos indígenas do Tocantins, evidenciando a importância social e espiritual desses ritos milenares.
Os ritos de passagem representam momentos de reconexão com as origens, em que os participantes recebem novos nomes que refletem sua personalidade e função dentro da estrutura comunitária.
A documentação vai além do registro histórico: busca sensibilizar a sociedade sobre a riqueza cultural indígena e combater preconceitos por meio da educação visual. O material produzido oferece contribuições valiosas para a antropologia visual e constitui um registro detalhado das práticas sociais, religiosas e culturais dos povos originários do Tocantins.
O projeto visa fortalecer o reconhecimento dos povos indígenas tocantinenses, validando suas práticas ancestrais e promovendo maior compreensão sobre a diversidade cultural brasileira. A iniciativa representa uma importante ferramenta para o diálogo intercultural e para a preservação do patrimônio imaterial nacional.
- Pré-lançamento: 9 de agosto de 2025, no Campus da Unitins em Augustinópolis
- Lançamento oficial: 9 de setembro de 2025, no Campus da Unitins em Palmas
- Itinerância: Diversas cidades do estado do Tocantins