Os alunos do 2° e 3° anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Arnon Ferreira Leal participaram, na tarde da última segunda-feira, dia 6, de uma aula diferente. As crianças foram a primeira turma atendida pelas ações do Projeto de Trabalho Técnico Socioambiental (PTTSA), que será executado pela equipe da Unidade de Gerenciamento de Projeto (UGP) do Águas de Araguaína junto às comunidades impactadas pelas obras.
De forma lúdica, a equipe levou orientações de educação ambiental aos pequenos, ressaltando a importância da destinação correta do lixo, evitando o entupimento de bueiros, a poluição dos córregos e a sujeira nas ruas, que ocasiona na proliferação de insetos e outras pragas urbanas.
“Se a gente jogar lixo nas ruas, ele acaba indo para os rios, poluindo a água e voltando para o nosso consumo, nos causando doenças”, comentou a Ana Carla Alves, de 10 anos, aluna do 3° ano. “Aprendi que não podemos poluir o meio ambiente e que temos que preservá-lo. E que se a gente jogar sujeira na rua, ela vai para os rios e os animais podem pensar que é comida e morrer”, completou Esther Valentiny, de 7 anos, afirmando que vai compartilhar o aprendizado com a mãe.
Trabalho técnico socioambiental
O Projeto Águas de Araguaína contempla ações de sensibilização e conscientização das comunidades beneficiadas sobre a importância da preservação ambiental, sobretudo no que se refere ao uso racional da água.
A partir do diagnóstico socioambiental elaborado por meio de convênio com o Sesi (Serviço Social da Indústria), serão realizados seminários, cursos, palestras e campanhas educativas sobre o uso adequado dos equipamentos implantados, gestão de resíduos, reciclagem, coleta seletiva, saneamento básico e conservação de áreas de preservação permanente (APP).
Além das ações de educação ambiental, será realizado um trabalho técnico socioambiental, adaptado às características específicas da população de cada setor. Serão ofertados conteúdos pedagógicos sobre arborização urbana, hortas, saneamento ambiental, plantões sociais, apresentações teatrais, palestras, exibição de vídeos e eventos culturais incluindo a temática socioambiental.
Águas de Araguaína
O desenvolvimento sustentável, com investimentos em infraestrutura aliado à preservação das nascentes é o objetivo do Projeto Águas de Araguaína. O projeto é executado com financiamento obtido por meio do Banco de Desenvolvimento da América Latina – Corporação Andina de Fomento (CAF).
A canalização evitará a degradação dos recursos hídricos disponíveis nos córregos Canindé e Neblina, principais afluentes da bacia do Lontra e consequentemente colaborando para a despoluição do Lago Azul.
Além da implantação da Via Norte, que ligará o norte ao sul da cidade, contribuindo para desafogar o trânsito de Araguaína, o Projeto contempla uma série de obras nos bairros, totalizando um investimento de mais de R$ 350 milhões.
A criação de bacias de detenção da água das chuvas evitará futuros alagamentos e a implantação de vários pontos de área verde, com parques ecológicos, garantirá a preservação dos córregos Neblina, Jacuba e do Rio Lontra.