Foi protocolado na ultima quinta-feira (11) na Assembleia Legislativa do Tocantins um projeto de lei de iniciativa popular que amplia, de 30 para 35 anos, a idade máxima para ingresso na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros do Estado.

Quase 8 mil tocantinenses de 15 cidades do estado manifestaram-se favoráveis à proposta, que será analisada pelas comissões da casa antes de ser levada ao plenário. Para que a proposta fosse apresentada, eram necessárias 7.280 assinaturas distribuídas  em pelo menos cinco municípios tocantinenses.

A proposta já recebeu o apoio do Deputado Estadual Elenil da Penha (PMDB), autor do projeto de lei que tratava sobre o mesmo assunto, mas foi vetado pelo Governador no ano passado.

Kelson Sousa Lima, membro da comissão, afirmou que a participação direta da sociedade tocantinense e o apoio de todos os Deputados Estaduais são de fundamental importância no trâmite e aprovação da proposta.

Os membros do movimento argumentam que vários estados já trabalham com a idade de 18 a 35 anos para ingresso nas corporações militares, devido ao aumento da expectativa de vida e também do recente debate sobre a reforma da previdência, que aumentará a idade mínima para aposentadoria.

Eles também argumentam ainda que a aptidão para o cargo do candidato com 35 anos, será aferida através de exames clínicos e testes físicos, que são obrigatórios. "Só queremos o direito de realizar a prova do concurso público. Não é somente um projeto, mas um sonho de milhares de tocantinenses e sabemos que sem luta, não há vitória", defendem.