Notícias

Projeto de Saúde bucal já realizou quase 12 mil atendimentos odontológicos em Araguaína

Quase 12 mil atendimentos odontológicos já foram realizados neste ano nas UBS, 435 próteses foram entregues no Centro de Especialidades Odontológicas e diversas escolas recebem atendimento preventivo pelo Programa Saúde na Escola

Além dessas frentes, a Secretaria Municipal da Saúde também disponibiliza atendimentos odontológicos por meio do Odontomóvel em ações e campanhas específicas
Foto: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína

A Prefeitura de Araguaína investe constantemente em uma rede de serviços que promovem a saúde bucal da população com ações organizadas em diversas frentes. Entre os destaques estão as atividades educativas e preventivas do Programa Saúde na Escola (PSE), os atendimentos diários nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os procedimentos mais complexos realizados no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que também oferece pronto atendimento 24 horas.

Somente este ano, já foram realizados quase 12 mil atendimentos nas UBS, 435 próteses dentárias foram entregues no CEO e as equipes do PSE têm feito visitas regulares a todas as unidades escolares da rede municipal vinculadas às UBS.

Dona Maria Constância foi uma das 26 pessoas contempladas na última entrega de próteses dentárias, realizada no dia 30 de julho, no CEO. Ela gostou da facilidade do processo.

"Fiquei sabendo pela UBS do meu bairro. A equipe me perguntou se eu queria uma prótese e eu disse que sim, então eles me deram os papéis e eu vim para o CEO. Hoje estou muito feliz, agora é só me acostumar com os novos dentes. Vai fazer uma diferença boa, graças às equipes de odontologia", contou Dona Maria.

De acordo com Ana Paula Abadia, secretária da Saúde de Araguaína, o número expressivo de atendimentos reflete o esforço do município para cuidar dos moradores.

“A saúde bucal tem sido uma das prioridades da nossa gestão. Essas iniciativas fazem parte de um esforço contínuo para promover o acesso da população a um atendimento odontológico de qualidade, que vai da prevenção ao tratamento especializado. Cuidar da saúde bucal é cuidar da dignidade, do bem-estar e da qualidade de vida das pessoas. Esse é o compromisso que temos assumido com responsabilidade e dedicação”, destaca a secretária.

A saúde bucal começa na escola

As ações do Programa Saúde na Escola são realizadas semanalmente em creches e escolas municipais vinculadas às UBS de cada bairro ou região. As equipes de odontologia percorrem as salas de aula para orientar os alunos sobre a escovação correta, prevenção de cáries e cuidados diários com a saúde bucal. As visitas incluem palestras, demonstrações práticas e escovação supervisionada, com distribuição de escovas, cremes dentais e, quando possível, aplicação de flúor.

Maria Emanuelly, de nove anos, aluna da Escola Municipal Simão Lutz, falou sobre a importância desses momentos durante a última visita da equipe do PSE à sua turma. “Eu acho esse momento legal, porque eu gosto muito de escovar meus dentes para eles ficarem bem limpinhos. Tem que cuidar da saúde deles. Eu escovo três vezes por dia e aprender aqui na escola sobre isso é muito legal”, disse a aluna.

As crianças também são orientadas sobre quando procurar o atendimento odontológico nas UBS e são incentivadas a levar essas informações para casa. As ações seguem um cronograma que contempla todas as turmas dos períodos da manhã e da tarde ao longo do ano letivo.

É muito importante fazer esse movimento para o benefício das crianças, justamente para ensinar como escovar corretamente. Elas também levam essas orientações para casa e ainda recebem escovas novas, o que evita o uso prolongado das escovas velhas e garante uma renovação constante. Estudar a prevenção desde a infância é fundamental”, explica Ronaldo Costa, cirurgião-dentista do programa.

Atendimento diário nas UBS

Todas as 22 UBS de Araguaína oferecem atendimentos odontológicos. Entre os serviços prestados estão urgência, limpeza, restaurações, extrações e cuidados com a saúde bucal infantil. De janeiro até o final de julho, 11.800 atendimentos foram registrados.

Raimundo Nonato, atendido na UBS do Araguaína Sul, elogiou o serviço. “A odontologia da UBS é perfeita para mim. O atendimento dos dentistas é ótimo, rápido e excelente, assim como os outros serviços”, disse.

O acesso ao serviço é feito diretamente na unidade de referência do setor, onde o morador pode agendar uma consulta com a equipe. Quando necessário, o paciente é encaminhado ao CEO para dar continuidade ao tratamento ou realizar procedimentos mais complexos.

Araguaína tem melhorado demais. Desde que comecei aqui, percebo essa evolução. Hoje, podemos dizer que a saúde bucal tem muita visibilidade e importância. A satisfação dos pacientes melhorou muito e o retorno deles é o nosso maior salário,” afirma Márcia Mouchida, cirurgiã-dentista e servidora pública municipal há mais de 30 anos.

Centro de Especialidades Odontológicas

O CEO funciona com plantão 24 horas para emergências e realiza até 100 atendimentos diários, voltados para casos de dor intensa, fraturas, restaurações e extrações. É também onde são realizados procedimentos mais específicos, como a entrega de próteses dentárias.

Apenas em 2025, 435 próteses já foram entregues pela unidade. Somente no último dia 30, 26 novas próteses foram disponibilizadas aos pacientes. A unidade atende conforme a demanda, mas também recebe encaminhamentos das UBSs e conta com equipe multiprofissional para garantir o cuidado adequado em cada caso.

“A entrega dessas próteses é muito importante para os pacientes, porque é a porta de entrada para novos sorrisos. A alegria deles faz parte de nós e nossa equipe tem dado o seu melhor para garantir a satisfação de cada um. Recentemente, entregamos 135 próteses em tempo hábil,” ressalta Daniela de Assis, coordenadora do CEO.

Mais acesso à população

Além dessas frentes, a Secretaria da Saúde também disponibiliza atendimentos odontológicos por meio do Odontomóvel, que segue um cronograma regular no projeto de assentamento Rio Preto. Além disso, o serviço é levado à população em ações e campanhas específicas realizadas na Via Lago e no Parque Cimba, sempre com divulgação feita pela secretaria.

Os atendimentos incluem limpeza, restauração, extração, ações preventivas e avaliações, sendo realizados por demanda espontânea, ou seja, sem necessidade de agendamento prévio.