Talita Melz e Celene Fidelis

O Projeto Educação Escolar Indígena Krahô Bilíngue e Intercultural realizou o lançamento de três livros e ofertou Oficinas na Escola 19 de Abril da Aldeia Manoel Alves, no final do mês de março. As obras lançadas, na quarta-feira (26), foram “Livro de Alfabetização Krahô”, “Alfabeto Ilustrado” e “Literatura Krahô”, na língua materna, respectivamente, “Krahô jõ Ihkàhhôc Krryjre cati”, “Krahô jõ Ihkàhhôc xakat nã” e “Krahô Juarê xã kwý”.

Os livros são resultados das pesquisas coordenadas pelo professor Universidade Federal do Tocantins, Francisco Edviges Albuquerque, que buscam identificar as lacunas na educação ofertada nas escolas das aldeias Krahô e proporcionar materiais para suprir essas demandas.

As oficinas pedagógicas, ofertadas no período de uma semana, segunda-feira (24) a sábado (29), são uma das ações previstas para a realização da elaboração e organização do material didático para elaboração de três livros, o “História Krahô”, “Geografia Krahô” e “Português Krahô”. O professor Edviges explicou que durante as oficinas foi realizado um trabalho de correção do material, escrito e ilustrado, dos novos livros a serem lançados.

Participaram das atividades a comunidade indígena, bolsistas de graduação, da educação básica, de doutorado, professores indígenas e não indígenas de outras aldeias da etnia. O projeto é parte do Programa do Observatório da Educação/CAPES/INEP. 

Segundo Edviges a iniciativa ofertará cursos para aperfeiçoar e habilitar professores indígenas Krahô para eles “atuarem nas escolas de suas aldeias como professores de língua materna no Ensino Fundamental e Médio, dentro de uma proposta de educação escolar indígena diferenciada, bilíngue, específica e intercultural” explica. A ideia é que essa formação atenda os anseios desses povos indígenas e contribuem para a manutenção da língua e cultura original.  

O Projeto desenvolveu um site para a divulgação das atividades, bem como os resultados das pesquisas. Para mais informações e maior conhecimento da iniciativa acesse www.uft.edu.br/lali.