WagnWagner Rodrigues no Assentamento NPA
Foto: Fotos: Marcos Filho/Ascom

O candidato a prefeito de Araguaína pelo Solidariedade, Wagner Rodrigues, anunciou que vai inserir em seu plano de governo maquinário, esporte e lazer nos assentamentos. O anúncio foi feito nesse domingo, 20 de setembro, durante a 1ª Feira de Alimentos do Assentamento NPA (Núcleo de Produção Agrícola), a 20 quilômetros da área urbana de Araguaína.
 

“Eu saí da zona rural e quero dar minha parcela de contribuição para vocês que geram riqueza e renda para nossa cidade. A gestão Dimas adquiriu quatro patrolas e no nosso governo terá equipamentos exclusivos na zona rural. Sairá de um assentamento e irá para outro”, citou Wagner.
 

O candidato também destacou que dará oportunidade para os moradores do campo na área do lazer e esporte. “Sou frequentador desse ambiente, vim jogar um futebol e comer uma galinha caipira, e sei das reivindicações. Vamos montar aqui um projeto piloto para implantar nas comunidades rurais praça e campo de futebol. Aqui, por exemplo, tem um espaço físico importante e que está abandonado. E é tudo muito bem zelado, não tem vandalismo, e eu quero dar esse apoio para zona rural inteira, e a aqui no NPA será o primeiro”, enfatizou.

 

Produção local

Wagner reforçou sobre a importância do escoamento da produção local. “Aqui tem um frigorífico de abatedouro de frango, legalizado, é uma rota de comércio importante para Araguaína, vem produtores de toda a região para abater animais. Ainda este ano, vamos fazer parcerias com o Governo do Estado e com uma empresa da região para garantir o acesso a essa região”, garantiu.

Vai continuar

Nas duas gestões de Ronaldo Dimas (Podemos), o respaldo aos pequenos produtores rurais, por meio de assistência técnica, contribuiu para a geração de renda e apoio direto ao homem no campo. Os programas Trator na Roça e Distribuição do Calcário atenderam em 2019 mais de 400 produtores de 21 comunidades rurais. O município vai até as propriedades, faz o cadastramento, colhe o material para análise do solo e aplica o calcário. A correção do solo aumenta a produtividade da propriedade.

Dimas também implantou o Programa Compra Direta, que adquire o excedente de produção da agricultura familiar regional. São mais de 200 produtores beneficiados, atualmente com o compra direta. Antes, o programa contava com cerca de 45% dos fornecedores de Araguaína. Hoje, como resultado

 de ações como a Distribuição de Calcário e o Trator na Roça, a produção no município aumentou e passou a contar com 60% dos fornecedores locais. “Vamos continuar com todos esses projetos, já sabemos os meios que dão resultado e vamos fazer muito mais”, assegurou Wagner.

Além disso, a prefeitura trocou todas as luminárias nos assentamentos pela tecnologia LED. Wagner tem compromisso em fazer a manutenção desse tipo de iluminação e sempre trabalhar com essa tecnologia em novos assentamentos que surjam.

Apoio regional

O líder comunitário da região Eugênio Barros declarou apoio à candidatura de Wagner e destacou a união da gestão com os assentamentos. “Precisamos do Wagner, eu acredito muito nele, em uma nova gestão. Já vem do Ronaldo Dimas, que já fez muita coisa, e com Wagner as coisas vão andar. São 19 comunidades rurais na região que temos que trabalhar juntos, uns 6 mil habitantes rurais”, reforçou o líder.