Convenção do PSB em Palmas

O PSB lançou o ex-prefeito de Palmas, Carlos Amastha, como candidato a governador, durante Convenção realizada em Palmas neste domingo (5).  Aos 57 anos, eleito por duas vezes prefeito da capital, Amastha renunciou ao mandato em abril deste ano para encarar a disputa ao Palácio Araguaia. O PSB de Amastha fez alianças com sete partidos: PSDB, PR, Podemos, PCdoB, PTB, PSDC e MDB.

Já o vice na chapa será empresário de Gurupi Oswaldo Stival Júnior (PSDB).  Os dois candidatos que vão disputar o Senado serão Ataídes Oliveira (PSDB) e Vicentinho Alves (PR).  Na eleição suplementar, Amastha e Vicentinho foram adversários na disputa pelo mandato tampão de governador e o ex-prefeito da capital perdeu a vaga no 2º turno para o senador republicano.

Embora Araguaína tenha dado o maior percentual de votos a Amastha, ficando em 1º lugar,  a cidade foi deixada de lado na composição da chapa majoritária.  Por outro lado, a chapa do Palácio encabeçada por Mauro Carlesse (PHS) escolheu César Halum (PRB) como candidato a senador para preencher a lacuna deixada por João Ribeiro, que representava Araguaína

Antes, sem papas na língua, Amastha era um ferrenho crítico da "velha política" e reiterava que os políticos do Tocantins eram ladrões e vagabundos. Além de  ridicularizar a "familiocracia" e o revezamento de dois grupos no poder ao longo de quase 30 anos de existência do estado. Entretanto, na eleição suplementar ele teve como vice o petista histórico Célio Moura.

Agora, na eleição geral, Amastha teve que fazer alianças e se juntar aos grupos que antes criticava, adotando uma postura  mais conciliadora.  Entretanto, mantendo discurso de ataques e provocações.

Logo depois de Kátia Abreu ser confirmada como candidata a vice-presidente de Ciro Gomes, Amastha alfinetou: "Chapa Gardenal".  Também disse que a estabilidade proclamada por Carlesse é mentirosa.

Amastha também se aliou ao MDB de Marcelo Miranda, cujo mandato foi cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral --TSE. Em janeiro deste ano, durante passagem por Araguaína, Amastha ironizou o ex-governador.

"O Governo Marcelo Miranda é o mais democrático do mundo. Ele decidiu ferrar todos nós". Além da aliança com o MDB, o ex-prefeito de Palmas se aliou com o PR do senador Vicentinho e com o PSDB do também senador Ataídes Oliveira.

Perfil

Natural de Barranquilla na Colômbia, Carlos Enrique  Amastha (57 anos) é casado com Glô Amastha e tem 3 filhos e 4 netos. Ele tem dupla cidadania (brasileira e colombiana), fala cinco idiomas, e chegou ao Brasil há 35 anos. Se eleito, será o primeiro estrangeiro a governar um estado brasileiro.

Eleição Governador

http://araguainanoticias.com.br/noticia/46304/ao-som-de-volta-siqueira-carlesse-oficializa-candidatura-reeleicao-e-promete-industrializar-estado/