Deputada estadual Amália Santana (PT).
Foto: Dicom Aleto
A deputada estadual Amália Santana (PT) declarou, na última quarta-feira, 30, apoio à reeleição do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos).  A declaração foi dada com a presença da Senadora Kátia Abreu (PP) e depois o PT estadual excluiu o nome de Amália da lista de pré-candidatos do partido no Tocantins.
 
Toda a repercussão da declaração de Amália se deu pelo fato de a legenda ter um pré-candidato a governador no Tocantins, que é Paulo Mourão (PT). A deputada fez a declaração na presença do irmão, o ex-prefeito de Colinas José Santana, também do mesmo partido.
 
Antes da declaração, Amália justificou que foi ao encontro do PT em Palmas em respeito a presidente nacional do partido, Gleisi Hoffman e em seguida declarou apoio a Wanderlei. “Meu candidato hoje é o que vai dar respaldo a meu mandato e a vocês [base da deputada]. 
 
"Meu candidato a governador é o Wanderlei Barbosa”, afirmou a petista na gravação. “Eu estou trabalhando com a cabeça e eu disse ao Paulo Mourão que eu tenho responsabilidade com a minha base".
 
No sábado, 2, o Grupo de Táticas Eleitorais (GTE) do PT se reuniu e decidiu, por 44 votos a 7, não homologar a pré-candidatura à reeleição de Amália.  Em nota, a deputada disse que foi surpreendida pela mídia com a informação, que a decisão do PT estadual não representa a vontade do povo e que vai buscar apoio à executiva nacional.
 
"A decisão do encontro de hoje não representa a vontade de eleitores, do campo e da cidade, que apoiam o projeto de mandato popular desenvolvido com êxito pela deputada". Diz a nota, divulgada pela deputada.